Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola EB 2,3/S de Baião (Baião)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola Básica e Secundária de Baião

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
3,5 Km

Duração aproximada:
1 hora

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Caminhos de Jacinto

Temas das Estações:
3 Estações (1, 5 e 6)- correspondem a pontos de interesse sócio-cultural
3 estações (2,3,4) - correspondem a biodiversidade( flora)

Autores:
Alunos da turma 10ºA

2 - Memória Descritiva

Este projeto inseriu-se no Projeto de cidadania com o Tema : "A nossa Floresta" e envolveu alunos do 10º ano do Curso de Ciências e Tecnologias. Esta proposta de percurso pedestre insere-se no relato do romance “A Cidade e as Serras”, de Eça de Queiroz. O escritor faz este percurso, que tem início na Estação de Tormes (Aregos) prolongando-se serra acima por caminhos de natureza até Tormes. Citando o mesmo : "O CAMINHO ÍNGREME E ALPESTRE DA ESTAÇÃO ATÉ À QUINTA É SIMPLESMENTE MARAVILHOSO. VALES LINDÍSSIMOS, CARVALHEIRAS E SOUTOS DE CASTANHEIROS SECULARES, QUEDAS DE ÁGUA, POMARES, FLORES, TUDO HÁ NAQUELE BENDITO MONTE."
Este projeto envolveu a participação de todas as disciplinas, destacando-se, pela temática, as disciplinas de Biologia e Geologia, Português e Educação Física. Uniu-se, assim, o estudo da Biodiversidade da nossa região com a literatura do nosso país e o contacto com a Natureza.
Os alunos mostraram-se desde o primeiro momento motivados e participativos, tendo sido eles a escolherem o percurso realizado.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: