Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola EBI de Pedome (Vila Nova de Famalicão)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilhos_EB de Pedome, V. N. de Famalicão

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
10 Km

Duração aproximada:
180 minutos

N.º de postos/estações/paragens:
5

Tema do Trilho:
Biodiversidade e Rio Ave

Temas das Estações:
Parque de Lazer Calça Ferros -
Estrada entre Calça Ferros e EB de Pedome
Unidades Fabris
Casa do antigo Moleiro
Praia da Azenha Velha

Fichas de Estações:

Autores:
Professora Vitória Marques
Leonor Martins
Rúben Ribeiro
Alunos dos Jovens Repórteres do Ambiente

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
O propósito desta atividade foi a recolha de informação, e o dar a conhecer a riqueza e as
debilidades do nosso território. Ao conversar com os alunos, nas aulas, a generalidade
deles não conhece as suas tradições e os locais naturais a visitar, nem as suas riquezas.
Foram concretizadas diversas sessões nas aulas de cidadania do 7.º ano, reuniões com
encarregados de educação, ONG’s e alunos, e concretizadas algumas saídas de
reconhecimento no terreno. O local inicialmente previsto era outro (ficará para
um próximo projeto), mas teve que ser abandonado por apresentar dificuldades
complicadas. Em sua substituição surgiu este, também já explorado pelos Jovens
Repórteres do Ambiente, que permitiu abordar as condições do Rio Ave e das suas margens, bem perto da nossa escola, e nos deu a oportunidade única de conseguir uma
entrevista com o filho do antigo moleiro da Azenha Velha, num trabalho que teve ainda a
colaboração inestimável do Presidente da H2Ave, associação de promoção da defesa e
conservação das margens do rio Ave. A realização desta proposta de trabalho
permitiu aos alunos conhecerem algumas das riquezas do território que os rodeia, e deu-
lhes a oportunidade de constatarem a degradação que o rio ainda hoje apresenta, e
de trabalharem propostas para reverter a situação atual. É preciso dar a conhecer o rio
e as suas margens, acreditando que ainda o podemos salvar.
O percurso é pautado por cenários bonitos, e restos de antigas unidades fabris, alguns
testemunhos de falta de civismo, aqui e ali, e provas da resiliência da natureza, como
berçários de carvalhos e de diferentes espécies autóctones, a espreitar para construir cobertos vegetais nativos desta área. De realçar que a execução das várias etapas deste projeto primou por ser uma oportunidade incrível de diferentes gerações partilharem conhecimento, e de diferentes parceiros educativos colaborarem entre si.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade:

EB de Pedome_Trilho das duas Margens Azenha Velha