Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Trilho_Eco-Escolas_EPAFBL_Rumo à Archeira

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Biodiversidade e História da Serra da Archeira

Temas das Estações:
1. Igreja do Figueiredo e Chafariz
2. EcoParque da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira
3. Forte de Feiteira
4. Plantas aromáticas: Alecrim e Apicultura presente

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 1º ano do Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural

2 - Memória Descritiva

A realização deste Eco-trilho, veio dar continuidade aos percursos que realizamos em anos anterior no âmbito do projeto Eco-Trilhos do Programa Eco-Escolas.
O tema deste ano foi relacionado com a biodiversidade e património local existente na Área de Paisagem Protegida das Serra de Socorro e Archeira, tendo para o efeito, envolvido alunos 1º e 3º anos do curso profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, integrando as disciplinas de: Técnicas de Acolhimento e Animação, Geografia e História da Cultura e das Artes.
A escolha deste local deveu-se ao facto de permitir definir a Escola como o ponto de partida e chegada deste eco-trilho, à semelhando dos trilhos dos anos anteriores, para além de se tratar de uma paisagem com enorme potencial em termos de biodiversidade.
O grau de envolvimento dos alunos foi desde a configuração do início da ideia, tendo sido organizados por grupos e temas para desenvolvimento de pesquisas relacionadas com as estações que iriamos observar in loco. Posteriormente, definiu-se os materiais necessários para o percurso (coletes, binóculos, pau de caminheiro, calçado e vestuário, equipamento fotográfico, recursos alimentares), bem como as orientações e cuidados a seguir ao longo do percurso. No decorrer da preparação, os alunos foram familiarizados com a aplicação Wikiloc para perceber a sua dinâmica e funcionalidades, dado que seria a aplicação a utilizar durante a concretização prática do trilho.
Dado que somos uma Escola Profissional, sentimos que este tipo de projetos dá continuidade a valores que defendemos e procuramos transmitir aos alunos: envolvimento em projetos e concretização prática sempre que possível, abertura de horizonte e valorização das potencialidades rurais. Por outro lado, a diversidade biológica existente na Área de Paisagem Protegida das Serras de Socorro e Archeira merecia a nossa atenção, envolvendo alunos, como forma de estimular o interesse pelo tema, bem como despertar para a sua valorização, pelo que o Projeto do Eco-Trilho se mostrou como uma boa forma de se concretizar esta aproximação dos público escolar com a natureza.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: