Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Instituto Educativo do Juncal (Porto de Mós)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_EcoTrilho Cultural do Juncal_Instituto Educativo do Juncal

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
9,42 km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
EcoTrilho Cultural do Juncal

Temas das Estações:
Religião
Paleontologia
Recursos Naturais
Gastronomia
Artesanato
Desporto

Fichas de Estações:

Autores:
Turma 6.ºA
Professora Madalena Lourenço
Professora André Silva

2 - Memória Descritiva

Este projeto foi desenvolvido como um domínio de autonomia curricular pela turma do 6.ºA. O projeto foi proposto pelo coordenador do projeto Eco-Escola na nossa escola. A turma aceitou prontamente o desafio, principalmente porque a maioria dos alunos da turma é residente na vila do Juncal e ficaram bastante motivados em divulgar as várias vertentes da vila da cultura, à religião, do artesanato à gastronomia, do desporto ao lazer. O projeto começou a ser desenvolvido em março de 2022 nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Educação Física e TIC. A primeira fase consistiu na pesquisa de pontos de interesse na vila do Juncal, alguns dos quais já conhecidos pelos nossos alunos, outros foram sendo descobertos com a pesquisa junto de diversas fontes, como familiares, biblioteca local e pesquisa na internet. Seguidamente os alunos procederam à construção de pequenos textos e recolha de diversas fotografias. Com a ajuda dos professores foi marcado o percurso no programa wikiloc e os alunos adicionaram os pequenos textos elaborados. Por fim os alunos elaboraram um flyer para divulgar o projeto com recurso a um qrcode. Para finalizar o projeto os alunos realizar o percurso numa tarde bem divertida! No final foi bem notório em alguns alunos que o orgulho pela sua terra cresceu..."afinal o Juncal tem muitas coisas e muito interessantes"...com alguns diziam.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: