Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Básica D. Maria II (Vila Nova de Famalicão)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

• Parque da Devesa - 2,44 Km

Nome do Trilho:
Parque da Devesa - Vila Nova de Famalicão

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
2,44 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Conhecer os rios os rios da região e os mais importantes de Portugal; abordar os elementos que compõem um rio; reconhecer o ciclo natural e urbano da água; valorizar a importância do rio no ecossistema, utilidades e atividades associadas e estimular o interesse pela preservação do meio ambiente.

Temas das Estações:
Rio Pelhe
Casa do Território
Moinho de Rodízio
Lago

Autores:
Docentes de Cidadania e Desenvolvimento, Geografia, História e Físico-Química da Escola D. Maria II

2 - Memória Descritiva

No âmbito do Projeto Cultural de Escola- A indústria e os seus impactos, em articulação com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Geografia, História e Físico-Química, os alunos das turmas do 7º F e E, da EB. D. Maria II, fizeram uma visita ao parque da Devesa para participar na atividade “Rios de Portugal” e, mais especificamente, estudar o percurso do Rio Pelhe.
Os objetivos da visita, plenamente cumpridos, eram: dar a conhecer os rios da região e os mais importantes de Portugal; abordar os elementos que compõem um rio; reconhecer o ciclo natural e urbano da água; valorizar a importância do rio no ecossistema, utilidades e atividades associadas e estimular o interesse pela preservação do meio ambiente.
Os alunos percorreram o parque da Devesa acompanhados pela explicação da técnica Lia Cardoso onde puderam ampliar os seus conhecimentos. De seguida, realizaram um lanche que permitiu estreitar laços de salutar convivência entre os alunos e aquisição de energia para a tarefa que se propuseram a realizar posteriormente.
Ao longo do percurso de regresso à escola e no âmbito do projeto “Futuro Sustentável”, fizeram a recolha de plástico que estava no chão. Em pouco tempo os alunos conseguiram recolher vários sacos de plástico, que colocaram no ecoponto amarelo, para ser corretamente encaminhado para a reciclagem.
Esta atividade mostrou-se uma experiência extremamente positiva, uma vez que os alunos saíram enriquecidos, proporcionando-lhes momentos de aprendizagem e saudável convívio, fora do contexto de sala de aula, assim como um sentido de cidadania ativa.
Estão todos de parabéns

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: