Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Básica e Secundária Dra. Judite Andrade (Sardoal)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas - Eco Trilho - Rota do Galo - Escola Básica e Secundária Dra. Judite Andrade

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
7,21 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Biodiversidade Sardoalense

Temas das Estações:
- Flora: Eucalipto, Sobreiro;
- Fauna: Javali, ovelhas e outros animais domésticos.
- Património arquitetónico e/ou urbanístico: Centro Cultural Gil Vicente; Fonte Velha.
- Locais de lazer: Parque das Merendas.

Fichas de Estações:

Autores:
Frederico da Costa Bento, n.º 5; Carolina Sofia Neto Marques Lopes, n. 1; César Augusto Torres Veiga Gomes, n.º 2, Daniel Filipe Pereira Cura Matos, n 3; Guilherme Filipe Teodoro Lopes, n.º 6 e Sofia Ribeiro Martins, n. 8, do 11.º B - Curso Profissional de Técnico de Turismo.

2 - Memória Descritiva

Este projeto surgiu no âmbito de um Domínio de Autonomia Curricular (DAC) entre as disciplinas de Área de Integração e Turismo - Informação e Animação Turística em articulação com o Clube Eco-Escola Sardoal/Projeto Eco-Escolas, na temática - O Homem e a Terra, na turma do 11.ºB , do Curso Profissional de Técnico de Turismo, tendo cada aluno que definir o seu projeto de elaborar um trilho ainda não identificado no concelho de Sardoal. A aderência ao projeto foi imediata e o entusiasmo contagiante. O projeto passou por várias fases, de acordo com o guião solicitado (pesquisa, esboço do trilho, apresentação oral do mesmo, elaboração de um folheto e realização/concretização), tendo sido utilizadas várias ferramentas digitais, como o Google Maps, Wikiloc, Genialy, Canva, entre outras. No final foi votado o trilho que melhor correspondia aos vários itens a avaliar: equilíbrio, pontos de interesse, grau de dificuldade, percurso térreo, local de partida da Escola.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: