Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Secundária Carolina Michaëlis (Porto)

1 - Identificação do Trilho

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola Secundária Carolina Michaelis

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
1,14 km

Duração aproximada:
Entre 40 e 50 minutos

N.º de postos/estações/paragens:
6

Tema do Trilho:
Quinta do Covelo: a dimensão ecológica da cidade

Temas das Estações:
Caracterização 1.ª estação - O impacto das sensações
Ao entrarmos no parque, sentimos de imediato o impacto das sensações, se por um lado os sentidos se despertam com a ampla biodiversidade inserida neste espaço por outro lado, o sentimento de estar em contacto com a natureza e o aroma que daí advém, proporcionam uma experiência intensa e enriquecedora para toda a família. Aqui podemos deixar-nos deslumbrar pela avenida das Tílias (a segunda maior do concelho do porto), pela Camelia japonica que tem aproximadamente 12 metros de altura e ainda observar a casa abandonada que se encontra do lado esquerdo e que representa parte da história da Quinta do Covelo. Sugestão: Pare, feche os olhos e sinta como se a natureza lhe tocasse na pele.
Caracterização 2.ª estação - Queda de água
Inaugurada em 1988, a queda de água foi projetada e concretizada pelo Arquiteto Castro Calapez assim, contribuiu para a consonância deste local, apresentando soluções paisagísticas, incluindo limpeza da vegetação, sementeiras, plantação de espécies arbóreas e outros, reparação de muros de pedra e a reabilitação funcional da cascata já existente, permitindo que todos que por aqui passem desfrutem do som da água que percorre cerca de 100 metros, remetendo para a sensação auditiva transmitido harmonia e tranquilidade.
Caracterização 3.ª estação - Afloramento Granítico\local de repouso
O afloramento granítico representa a estação geológica do trilho, nesta estação é abordada a erosão por parte de agentes biológicos como os líquens, para além disso é um local reservado e muito sossegado usufruindo de sombras provocadas pela vasta vegetação, o que tornam esta zona ideal para ler, meditar e namorar para os mais atrevidos.
Caracterização 4.ª estação - Parque canino
O parque canino é sem dúvida a estação mais aguardada pelos animais de companhia, aqui eles podem interagir com outros animais e correr livremente, dispondo de várias sombras, proporcionadas pela vasta vegetação. Este espaço reúne uma área delimitada com rede, bem como um mobiliário urbano como os bancos em betão e algumas valências, nomeadamente, os bebedouros (humanos e caninos) e prateleiras com dispensador de sacos para a recolha e deposição dos dejetos dos animais, que tornam a passagem dos animais e dos seus donos por este espaço mais aprazível.
Caracterização 5.ª estação - Centro de educação para a sustentabilidade
Em funcionamento desde 1997, a horta pedagógica foi criada com o intuito de promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Neste local prevalece a fauna e flora incluindo árvores de fruto, ervas aromáticas, hortícolas assim como aves e insetos que também usufruem deste espaço. Em prol do desenvolvimento sustentável foi implementada a aquaponia, um sistema fechado e dinâmico onde os resíduos dos peixes servem de nutrição para as plantas e estas, por sua vez, filtram a água devolvendo-a em boas condições para os peixes crescerem saudavelmente. Além do mais foi construído um charco artificial onde podem ser observados animais como a rã verde (pelophylax perezi), a salamandra de pintas amarelas (Salamandra salamandra) e o tritão helvético (Lissotriton helveticus).
Caracterização 6.ª estação - Parque infantil\desportivo
Durante várias décadas, neste lugar, estiveram instaladas várias estufas, onde a Divisão de Jardins da CMP produzia as plantas de interior. Em 2018 abre o Parque Infantil, um projeto da Arquiteta Célia Peralta, que conta com grande variedade de equipamentos ajustados às brincadeiras dos mais novos, como também possui equipamentos desportivos para serem utilizados pelos mais velhos. Além disso, o parque dispõe de um café com esplanada que possibilita a visibilidade para grande parte do parque.

Autores:
Catarina Sousa Marvão - 12.º CT2;
David Monteiro Malheiro Alves - 12.º CT2;
Diogo Magalhães Teixeira - 12.º CT2.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
No âmbito do projeto Eco-Trilhos Eco-Escolas proposto pela Dra. Jacinta Moreira, coordenadora do projeto Eco-Escolas e professora de Biologia no Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis, foram cimentados conhecimentos previamente lecionados na disciplina de Biologia. Por estar inserido no concelho pertencente a escola secundária Carolina Michaelis, a Quinta do Covelo foi o local escolhido para o desenvolvimento do Eco-trilhos, constituindo grande destaque neste projeto devido a sua vasta área verde e notória polivalência transmitindo aos seus visitantes as mais diversas emoções.
Este projeto consiste na elaboração de um trilho através da aplicação wikiloc e respetivo flyer. Inicialmente foi feita uma visita guiada pela Quinta do Covelo, organizada pelo Dr. Luís Monteiro, técnico superior do centro de educação para a sustentabilidade, onde também estiveram presentes os docentes Dr. Luís Xavier e a Dra. Jacinta Moreira e todos os alunos (26 alunos) envolvidos no desafio de construção de trilhos, que decorreu durante a tarde do dia 30 de Março e teve como objetivo dar a conhecer a Quinta do Covelo num contexto mais histórico e evidenciar e desenvolver os pontos que pudessem vir a ser mais relevantes à realização do trabalho. Posteriormente foi feitas novas visitas, mas dessa vez em pequeno grupo para que fosse traçado o percurso no wikiloc e fossem recolhidas evidências tais como fotografias e vídeos necessários à caracterização das estações escolhidas seguindo-se a elaboração do flyer.
O trilho escolhido percorre grande parte da Quinta do Covelo, pretendendo demonstrar a sua beleza e versatilidade, tendo como principal desígnio que a Quinta do Covelo é um parque para toda a família. Posto isso, todo o trilho e as respetivas estações foram pensadas ao pormenor para que todos, desde os mais novos aos mais sábios, sem excluir os animais de estimação, pudessem usufruir de uma experiência única, visto que todos os sentidos são postos a prova.
Este projeto foi elaborado pelos alunos Catarina Marvão, Diogo Teixeira e David Malheiro, todos alunos do 12.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis, que tiveram como principal objetivo o conhecimento do património ambiental, social e cultural do concelho do Porto, através da sugestão de experiências e atividades adequadas a toda a família, a fim de a todos sensibilizar para a importância dos espaços verdes na promoção do bem-estar e qualidade de vida da população.
Este trabalho possibilitou o desenvolvimento de competências a nível da investigação, do trabalho colaborativo, do pensamento crítico\criativo, da recolha de fotografias, de ilustração, de orientação, de efetivação de reportagens e ainda no manuseamento de novas ferramentas de trabalho como é o caso do wikiloc.
Por fim é de ressaltar que todo este projeto foi feito com especial circunspeção com o propósito de demonstrar que o Porto é uma cidade consciente e comprometida com um futuro sustentável como prova disso é a Quinta do Covelo, uma quinta que promove a biodiversidade e a sustentabilidade de um modo prático e acessível a toda a família.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: