Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Secundária de André de Gouveia (Évora)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Trilho da Ribeira da Torregela - ESAG Ribeira da Torregela Viva e Vivida

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
2,52 Km

Duração aproximada:
Para explorar numa manhã ou numa tarde (45 minutos sem paragens, no máximo)

N.º de postos/estações/paragens:
26

Tema do Trilho:
Ribeira da Torregela, Biodiversidade, Água, relação do Homem com a ribeira

Temas das Estações:
Biodiversidade
Ciência Cidadã
Nota: O correspondente às fichas das estações, encontra-se inserido nos pontos de interesse correspondentes.

Fichas de Estações:

Autores:
Equipa Eco-trilho (trabalho colaborativo Escola/Comunidade):
Prof. Cláudia Cruz e Prof. Idalécia Ferreira - Eco-Escolas da ESAG; turma do 8ºA e respetivos professores, Prof. Rosa Carraça (CN), Prof. Ana Diniz (TIC) e Prof. Francisco Cardoso (EF); Engª Ana Teresa Veiga - Projeto “Ribeira da Torregela Viva e Vivida” - Bairros Saudáveis/parceiros envolvidos, Universidade de Évora e APA, e especialistas convidados – Drª Amália Oliveira (UE - Entomologia), Arq. Paisagista Cassandra Querido (Infraestruturas de P

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A Equipa Eco-escolas da ESAG decidiu abraçar este projeto por considerar que, após confinamentos sucessivos devido à pandemia, seria uma oportunidade excelente para a realização de atividades nos espaços exteriore. Permite o estabelecimento de laços com o nosso património natural, o conhecimento da sua biodiversidade e dos problemas ambientais que o afetam, e a promoção de uma intervenção mais ativa por parte de cada um de nós.
A poucos metros da escola há uma ribeira, a Ribeira da Torregela, que percorre e que une territórios pertencentes a diferentes bairros, em áreas urbanas e periurbanas, da cidade de Évora. Apesar do seu percurso inicial ter sido alterado ao longo dos tempos, esta foi enquadrada/valorizada enquanto espaço verde destes mesmos bairros. No entanto, exibe alguns problemas ambientais e a sua riqueza é ainda desconhecida para muitos. Vimos nela um elevado potencial enquanto recurso educativo.
Em busca de parcerias com a comunidade, tivemos conhecimento de um projeto, promovido pela Associação de Moradores e Cidadãos Malagueira Viva e Vivida, também virado para esta ribeira. Chama-se “Ribeira da Torregela Viva e Vivida” e a sua candidatura aos Bairros Saudáveis foi ganha.
Pretende-se com este projeto que a comunidade dos diversos bairros assumam importância para a salvaguarda deste património ribeirinho e para a valorização socioambiental deste território. Tem como missão criar uma Rede de Custódia da Ribeira da Torregela, com o objetivo de fomentar ações de participação, de educação e de valorização ambiental da Ribeira da Torregela. Por outro lado, serão reforçados aspetos sociais como as vivências em vizinhança, as atividades ao ar livre e de mobilidade suave assim como, a fruição da Ribeira da Torregela.
Foi assim que nasceu uma parceria e um ano letivo de intenso trabalho colaborativo, com diferentes intervenientes da nossa comunidade, todos juntos por esta ribeira e para esta ribeira.
A escola faz agora parte desta Rede de Custódia e o Eco-Trilho criado, por esta, está agora ao serviço da escola e da comunidade.
Foram realizadas diversas saídas de campo à ribeira, pelas equipas responsáveis pela implementação dos projetos e pela preparação das saídas a realizar com os alunos e com os participantes inscritos da comunidade.
Na escola, a turma do 8º A da ESAG e a professora de Ciências Naturais, foram os primeiros a participar nesta aventura. “Explora, Observa, Escuta, Vive e Sente”, foi o nosso ponto de partida. Seguiram-se diversas saídas com especialistas convidados, os conhecedores de insetos, da flora, da avifauna e dos nossos ecossistemas aquáticos, que se juntaram a estes alunos e à comunidade, habitantes/famílias e amigos dos bairros envolventes.
O 8º A teve algumas sessões, em sala de aula, de preparação das saídas de campo, onde receberam orientações para a recolha de informação, espécies, fotografias, áudios,… utilizando a aplicação Epicollect, tendo sido criado um projeto para o efeito.
Com a informação recolhida e nas aulas de TIC, os alunos participaram ainda na elaboração do vídeo sobre as suas experiências com a ribeira.
A informação recolhida e a experiência adquirida ao longo deste longo mas também prazeroso processo permitiram construir este Eco-trilho.
O projeto “Ribeira da Torregela Viva e Vivida”, está neste momento a preparar os sinalizadores a colocar em 10 dos pontos de interesse, com ligação para a informação presente no Eco-Trilho criado no Wikiloc.
A divulgação à comunidade deste percurso, realizar-se-á no próximo dia 25 de junho, com inscrições já abertas para mais uma caminhada, mas agora seguindo as orientações do Eco-Trilho entretanto criado.
Em simultâneo, será divulgado na escola através do seu site e respetivas redes sociais.
O folheto digital promocional do percurso, será construído no início do próximo ano letivo e será divulgado por exemplo pela Associação de Moradores e Cidadãos Malagueira Viva e Vivida, pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal.
O Eco-Trilho da Ribeira da Torregela é, neste momento, o ponto de partida para a criação de uma candidatura a um Clube de Ciência Viva na Escola, a apresentar no próximo dia 25 de julho. Pretendemos nos próximos anos continuar a acarinhar esta ribeira, alargando a sua Rede de Custódia, com vista à resolução/minimização dos seus problemas ambientais e acreditando que “Quem Conhece Ama”.
Vídeo resumo do processo de construção do Eco-Trilho:
https://www.canva.com/design/DAFCcVn5vW8/SgdEnDli4P5p0UMmrouE4A/edit?utm_content=DAFCcVn5vW8&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: