Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa (Felgueiras)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho no Plogging Rio Bugio_[EB2,3 D. Manuel Faria Sousa]

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:
1h. e 29 min.

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Sensibilizar a sociedade para um futuro sustentável.

Temas das Estações:
Solidariedade para com a Ucrânia
Biodiversidade

Autores:
Alunos das turmas A e B do 6º ano
Professora de Cidadania e Desenvolvimento - Leonor Monteiro
Clube do Ambiente - Anabela Gonçalves

2 - Memória Descritiva

A realização deste Eco-Trilho teve como principal motivação a importância que é dada na participação em ações que possam, cada vez mais, sensibilizar a sociedade para um futuro sustentável.
Procurou-se enquadrar o projeto no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, nomeadamente em confluência com o Domínio de Autonomia e Flexibilidade Curricular (DAC), cujo trabalho prático foi a realização de um itinerário para participar na manutenção e limpeza de um espaço verde e dinamizar uma equipa de voluntários que em conjunto, com os alunos, famílias e professores, no dia 19 de março, participaram na gestão da sua sustentabilidade. Sentiu-se que é muito importante sensibilizar a comunidade educativa e população em geral, e educá-las no sentido da manutenção asseada dos espaços verdes, pois estes proporcionam-nos uma vida mais saudável. Perspetivou-se percorrer as margens do rio Bugio, em Felgueiras e recolher todos os resíduos para proceder-se, posteriormente, à sua separação para a construção de esculturas que serão o produto final a apresentar no prémio Gandhi 2022.
Participaram os alunos das turmas A e B, do 6º ano, tendo realizado um trilho ao qual lhe deram o nome de “Plogging no Rio Bugio”, o qual foi concebido através da aplicação Wikiloc onde foi estruturado um percurso circular com 9 pontos de interesse e 2 estações. A primeira estação (zona de lazer), o grupo organizou-se formando o símbolo da paz humano em solidariedade pela Ucrânia. Na segunda estação (palestra sobre a biodiversidade), sendo um local de interesse ambiental, o grupo acolheu de uma forma muito atenta as palavras da Dra. Helena Sousa do Projeto “Bem da Terra”, uma organização sem fins lucrativos. O objetivo desta participação foi aproximar o ser humano à Natureza, promovendo estilos e hábitos de vida sustentáveis e possibilitando a transformação de consciências.
Para complementar o trabalho foi também concebido um convite para as famílias dos alunos, um desdobrável e um flyer com a descrição do percurso traçado e definições técnicas.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: