Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco - Escolas - Eco -Trilho - E.B. 2/3 Júdice Fialho

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
3640 metros

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Biodiversidade no ambiente urbano da Pedra Mourinha - Portimão

Temas das Estações:
Estação 1 – Pedra Mourinha: geologia da região; toponímia local; lendas populares.
Estação 2 – Identificação das árvores com interesse económico típicas do Algarve.
Estação 3 – Deposição de resíduos domésticos e industriais a céu aberto.
Estação 4 – Palmeira-anã, espécie de palmeira nativa do Algarve.

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos das turmas A, C, D, e E dos oitavos anos.

2 - Memória Descritiva

Em discussão com os alunos sobre a biodiversidade em ambientes urbanos, surgiu a ideia de explorar algumas manchas verdes remanescentes no espaço urbano de Portimão nas proximidades da Escola.
Inicialmente explorou-se as redondezas da Escola recorrendo ao Google Maps em vista satélite. Identificaram-se algumas zonas a explorar; no entanto, a maior parte dessas zonas foram descartadas pois tratava-se de propriedades privadas, a maior parte vedadas.
A escolha acabou por recair numa zona verde com cerca de 1 Km de extensão e 300 m de largura, compreendida entre e Avenida São Lourenço da Barrosa (V6) e a Avenida Gil Vicente. Na vista satélite era possível visualizar alguns caminhos ou trilhos de terra batida que atravessavam a zona e que foram exploradas na definição do percurso.
O percurso englobou ainda outras duas zonas verdes de menor dimensão e importância, para tentar minimizar a extensão do percurso feito em ambiente urbano, apesar de passarmos propositadamente pela Pedra Mourinha, tema da 1ªestação.
Realizou-se um total de 8 saídas, duas por turma, nos meses de janeiro e maio. As saídas foram complementadas com pesquisa feita em sala de aula sobre os aspetos trabalhados nas estações.
Sobre as saídas, pode dizer-se que os alunos as apreciaram bastante, embora tenham tido alguma dificuldade em controlar o “entusiasmo”, o que dificultou a observação de fauna, principalmente as aves. Em boa verdade não conseguimos fotografar nenhuma ave com qualidade suficiente para posterior identificação da espécie!... Sobre a flora foi interessante reparar no contraste entre as árvores no inverno e já no fim da primavera em termos de folhagem, floração e já alguma frutificação.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: