Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Sec. D. Sancho I (Vila Nova de Famalicão)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Trilho da Ciência

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
4,55 Km

Duração aproximada:
1 hora

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Território e biodiversidade local das freguesias em que o trilho se insere (Landim, União de freguesias de Seide e Requião)

Temas das Estações:
1 - Mosteiro de Landim: observação do mosteiro, das Japoneiras, Oliveiras, e canas de bambu;
2 - Riacho: observação de um pequeno riacho;
3 - Sobreiral: observação dos sobreiros e reflexão sobre a importância da cortiça;
4 - Pinhal: observação de pinheiros, carvalhos, castanheiros e espécies de aves;
5 - Vinha: observação da vinha e do rio;
6 - Rio: observação do rio e do pinhal;
7 - Antigo moinho: observação do moinho, do rio, e do chorão;
8 - Casa-museu Camilo Castelo Branco: observação da famosa Acácia do Jorge e das laranjeiras;
9 - Igreja de São Miguel de Seide: observação do Largo das oliveiras e da igreja;
10 - Igreja de São Paio de Seide: observação das ameixoeiras bravas, das bétulas e do campo das laranjeiras. Referência à origem do ditado "Laranja de manhã é ouro, à tarde prata e à noite mata"
11 - Rua Padre António do Xisto: observação carvalhos e sobreiros centenários. Referência à produção de vinho verde e observação das vinhas da Quinta do Xisto.

Fichas de Estações:

Autores:
Carolina Macedo Monteiro da Silva
Maria Carolina da Silva Oliveira

2 - Memória Descritiva

Somos alunas do curso Profissional de Animação Turística. Desde logo reconhecemos o potencial do desafio no desenvolvimento de competências na nossa área.
Escolhemos a nossas freguesias, pois foi uma forma de as conhecer melhor, e de promover o seu potencial natural associado ao turismo. As disciplinas envolvidas foram as disciplinas técnicas e Área de Integração.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: