Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Secundária Damião de Goes (Alenquer)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Agrupamento de Escolas Damião de Goes

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
6,5 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Património e Biodiversidade

Temas das Estações:
Natureza, Cultura, Organização do território e Atividade económica vitivinícola.

Fichas de Estações:

Autores:
Zilda Lourenço
Olga Coelho
Isabel Falé
Zulmira Belo
Hélio Falé
Turma EFA ESF
Turma EFA ESG
Turma EFA ESD
Turma EFA ESE

2 - Memória Descritiva

Alunos de quatro turmas de cursos EFA Secundário , cinco professores do respetivo Agrupamento e alguns elementos da comunidade que se quiseram juntar, sentiram-se motivados por questões de índole ambiental e, por forma a sensibilizar e promover uma maior consciencialização do ecossistema natural, bem como o conhecimento do território urbano e seu património histórico- cultural , decidiram participar neste projeto.
Estiveram envolvidas as três áreas de competência dos respetivos cursos : cidadania e profissionalidade; sociedade, tecnologia e ciência; cultura, língua e comunicação.
Os alunos envolveram-se com grande satisfação na atividade de descoberta do território natural e urbano da Vila. A escolha do local foi determinada pelo forte pendor histórico com vestígios do passado arquitetónico muçulmano; pelo reconhecimento e identificação da riqueza autóctone da paisagem natural.
O percurso circular permitiu enquadrar uma grande densidade de elementos da paisagem urbana no perímetro assinalado.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: