Escola Secundária Damião de Goes (Alenquer)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Agrupamento de Escolas Damião de Goes
Tipo de trilho: 1
Extensão do percurso aproximada:
6,5 Km
Duração aproximada:
120 minutos
N.º de postos/estações/paragens:
20
Tema do Trilho:
Património e Biodiversidade
Temas das Estações:
Natureza, Cultura, Organização do território e Atividade económica vitivinícola.
Fichas de Estações:
- Oratorio.pdf
- Ruínas da Antiga Fábrica da Chemina.pdf
- Monumento Padrão.pdf
- Igreja Espirito Santo.pdf
- Museu do Presépio.pdf
- Paços do Concelho.pdf
- Monumento Arco do Pinéus.pdf
- Convento de São Francisco.pdf
- Trilho do Ynglés.pdf
- Árvore Autóctone e Plantas Aromáticas.pdf
- Ruínas da Torre da Igreja de Santiago.pdf
- Judiaria.pdf
- Porta da Conceição.pdf
- Museu Damião de Goes.pdf
- Panorâmica da Vila de Alenquer.pdf
- Museu do Vinho.pdf
- Ruínas Fábrica do Papel.pdf
- Jardim das Águas.pdf
- Fontanário da Rua Renato Leitão Lourenço.pdf
- Fábrica da Romeira.pdf
Autores:
Zilda Lourenço
Olga Coelho
Isabel Falé
Zulmira Belo
Hélio Falé
Turma EFA ESF
Turma EFA ESG
Turma EFA ESD
Turma EFA ESE
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
Alunos de quatro turmas de cursos EFA Secundário , cinco professores do respetivo Agrupamento e alguns elementos da comunidade que se quiseram juntar, sentiram-se motivados por questões de índole ambiental e, por forma a sensibilizar e promover uma maior consciencialização do ecossistema natural, bem como o conhecimento do território urbano e seu património histórico- cultural , decidiram participar neste projeto.
Estiveram envolvidas as três áreas de competência dos respetivos cursos : cidadania e profissionalidade; sociedade, tecnologia e ciência; cultura, língua e comunicação.
Os alunos envolveram-se com grande satisfação na atividade de descoberta do território natural e urbano da Vila. A escolha do local foi determinada pelo forte pendor histórico com vestígios do passado arquitetónico muçulmano; pelo reconhecimento e identificação da riqueza autóctone da paisagem natural.
O percurso circular permitiu enquadrar uma grande densidade de elementos da paisagem urbana no perímetro assinalado.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: