Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Básica nº1 da Venda do Pinheiro (Mafra)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
EB1VP Baloiço

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

Tema do Trilho:
Percurso na montanha

Temas das Estações:
Fauna
Flora
Paisagem da natureza
Paisagem de montanha

Autores:
Isabel Almeida
Romeu Almeida
Turma do 2.º D

2 - Memória Descritiva

Quinzenalmente, a turma do 2.º D faz aulas de campo no espaço envolvente ao edifício escolar, ou seja, aulas na natureza, de modo a observar todas as transformações ocorridas ao longo do tempo na natureza. Tais percursos servem também para promover cuidados fundamentais com a natureza tais como a preservação das espécies animais e vegetais, a importância de manter os caminhos limpos e acessíveis, a preservação dos habitats como facilitadores da reprodução e preservadores das espécies. Servem também como promotores de brincadeiras nos espaços naturais, com elementos naturais.
Estão envolvidas neste projeto interdisciplinar todas as disciplinas do 2.º ano de escolaridade: Português, Matemática, Estudo do Meio, Educação Física, Expressões Artísticas e Educação para a Cidadania.
Todos os alunos são grandes entusiastas desta atividade, quer pelas aprendizagens proporcionadas, quer pelas atividades realizadas.

3 - Elementos Opcionais