Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento (Entroncamento)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho_Escola Secundária do Entroncamento

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
10,5 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
À Descoberta do Entroncamento

Temas das Estações:
No Bairro Camões observamos a tipologia da construção de um bairro privado com a escola anexa e ao longo do percurso, podemos ainda observar diferentes tipologias dos vários bairros ferroviários; o Jardim Afonso Serrão Lopes, que é a maior zona verde dentro da cidade e é um espaço densamente arborizado; as "Vaginhas", largo onde existe um chafariz, com projeto elaborado pelo arquiteto Cottinelli Telmo e onde se fixaram os os pioneiros do caminho de ferro; na lagoa artificial localizada no Parque Verde do Bonito, podemos observar um alargado número de espécies de fauna e flora.

Fichas de Estações:

Autores:
Turma do 11ºC Ciências e Técnologias e 10º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto da Escola Secundária c/ 3º Ciclo do Entroncamento, coordenados pelos professores Adelina Noro e Leonor Luz.

2 - Memória Descritiva

Desafiados pelos coordenadores do programa Eco-Escolas da Escola Secundária do Entroncamento e no âmbito do projeto DAC das turmas, resolvemos criar um ecotrilho, tendo por objetivo conhecer melhor a Cidade do Entroncamento, para valorizar e conservar o seu patrímonio cultural e ecológico.
Envolvendo os alunos do 10º TD e 11º CCT ( 45 alunos) e as disciplinas de Educação Física, Biologia e Geologia, Português e Física e Química e as Áreas Técnicas do Curso profissional de Técnico de Desporto, foi criado um projeto com Atividades de Exploração da Natureza, aplicando correta e adequadamente as técnicas específicas, respeitando as regras de organização, participação e especialmente de preservação da qualidade do ambiente. Os alunos revelaram um elevado nível de envolvimento na concretização do projeto, quer na definição do percurso, quer ainda na escolha dos pontos de interesse e pesquisa para elaboração dos textos e fotos apresentados. Os grupos de trabalho, acompanhados pelos professores que colaboraram neste projeto, foram por diversas vezes aos locais, de forma a encontrar o melhor traçado para o percurso final. O professor João Paulo Feijó colaborou na utilização do GPS para reconhecimento inicial do traçado.
Por outro lado, também procuramos consciencializar a comunidade escolar sobre a importância do conhecimento para conservação da Biodiversidade e Património Cultural Local, estimulando a prática de exercício físico ao ar livre, fundamental para a saúde e bem-estar físico, social e mental dos alunos. Paralelamente houve ainda a intenção da valorizar o conhecimento Histórico do nascimento da Cidade do Entroncamento.
Este projeto foi apresentado à comunidade escolar, no dia 28 de maio de 2022, onde um grupo de participantes em colaboração com o “DE+ Comunidade”, realizou uma caminhada, percorrendo o percurso apresentado e ouvindo algumas explicações sobre a história do Entroncamento, em algumas estações, do professor investigador da temática - Carlos Ferreira.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: