Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Básica e Secundária de S. João da Madeira (São João da Madeira)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho PR1- Rota das Escolas AEJSC - São João da Madeira

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Biodiversidade e património escolar, cultural e desportivo de São João da Madeira

Temas das Estações:
No Ponto 4 - Biodiversidade, descobre a fauna existente.
No ponto 6 - Biodiversidade, descobre a flora existente.
No ponto 13 - Património arquitetónico da cidade.
No Ponto 23 - Património escolar da cidade.

Fichas de Estações:

Autores:
6ºA da Escola Básica e Secundária de São João da Madeira do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia.

2 - Memória Descritiva

O percurso desenvolve-se pela zona sudoeste da Cidade, inclui espaços rurais, florestais e citadinos e une 4 das 7 escolas pertencentes ao Agrupamento de Escolas João da Silva Correia. É um percurso fácil que pode ser feito em cerca de 90 minutos.
Muitos dos habitantes desta cidade têm o bom hábito de caminhar de manhã ou ao final do dia. As soluções não são muito variadas pelo que o parque da cidade é o mais escolhido. No entanto este parque é pequeno, ou seja, para fazer alguns Kms é necessário fazer muitas voltas.
Este percurso é mais uma alternativa a quem quer caminhar num percurso variado e sossegado e que fica no lado oposto do parque da cidade. Por outro lado, quem fizer este caminho vai ficar surpreso com a diversidade biológica que ainda existe neste concelho tão pequeno.
Os alunos do 6ºA com média de 11 anos, colaboraram de variadíssimas formas na definição e construção do percurso. Começou pela vontade insistente de terem aulas diferentes e de preferência no exterior. Depressa se passou à prática com identificação de pontos de referência e possíveis ligações. Numa aula de 100 minutos toda a turma realizou o percurso comprovando a sua ligação e fluidez, registando simultaneamente em duas plataformas digitais todo o percurso, registando fotos entre outras atividades.
O percurso foi ajustado na plataforma Wikiloc, foram definidas e sugeridas 4 atividades, construído um cartaz/folheto iniciando-se a sua divulgação.
Na escolha do local teve grande influencia a proximidade da Escola Básica e Secundária de São João da Madeira e a vontade de os alunos visitarem a sua antiga escola. Os espaços verdes descobertos surpreenderam tudo e todos.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: