Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola EB 2,3 Dr. Flávio Gonçalves (Póvoa de Varzim)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-escolas Eco-trilho-Dr.Flávio Gonçalves

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
10,09 km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Pegada Ecolágica

Temas das Estações:
Planta invasora que existe maioritariamente nas autoestradas
Planta encontrada durante a caminhada ecológica
Erosão costeira
Planta invasora (chorão)
Neste ponto podemos ver as dunasUma paisagem natural encontrada, na caminhada, ao longo do trilho pelos passadiços da Póvoa de Varzim, onde se encontra um gato
Erosão costeira

Fichas de Estações:

Autores:
Mariana
Anabela
Júlia
Tiago

2 - Memória Descritiva

No dia 23 de fevereiro, a turma H do 8º ano realizou uma Caminhada Ecológica. No âmbito dos projetos Escola Azul e Eco-Escolas e numa articulação entre as áreas disciplinares de Ciências Naturais, Cidadania, Educação Física e TIC, os alunos percorreram 10,5 Km ao longo dos passadiços à beira mar. Após terem assistido a uma conferência sobre a Erosão Costeira e na aula de Cidadania terem debatido o tema das “Plantas invasoras”, os alunos foram observar a realidade do nosso Concelho.
Os alunos puderam observar: as zonas em que o mar se encontra mais próximo das construções humanas e algumas das medidas de proteção da costa implementadas pelo município. Ao longo de todo o percurso, foi salientado, aspetos relevantes da flora autóctone e do impacto das espécies invasoras, bem como a existência ou destruição das dunas naturais, principal defesa natural da costa.
Realça-se, ainda, a contribuição desta caminhada para a melhoria da aptidão física dos alunos, com particular importância no contexto de pandemia e para a possível criação de hábitos saudáveis no seu dia a dia.
Nas aulas de TIC os alunos realizaram a Trilha no site Wikiloc, o cartaz e o questionário "Avalia o que sabes" no google forms https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdIMhjVE2exjF_3dX4GW_m5HoZSUup_sktG95zHzI12bo0cnw/viewform
O convívio entre alunos, professoras e assistente operacional foi, também, um dos aspetos importantes nesta atividade.
A CAMINHAR TAMBÉM SE APRENDE!

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: