Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (Caminha)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho _(Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora)

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
10 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Património Cultural, Ambiental e Paisagístico

Temas das Estações:
E1: Património Cultural- Dólmen da Barrosa;
E2: Património Cultural/religioso- Monte do Calvário;
E3: Biodiversidade- Fauna e Flora envolvente da capela de Stº Isidoro;
E4: Património Ambiental: Conservação e recuperação da duna dos Caldeirões;
E5: Biodiversidade: Mata da Gelfa.

Autores:
Turma A-VPA do 12º Ano

2 - Memória Descritiva

No dia 25 de maio, dia de sol radiante, a turma de 12º ano da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora realizou um trilho no âmbito do projeto Eco Escolas, que contou com a participação dos professores, encarregados de educação e duas turmas (7 e 11º ano) convidadas. Os alunos organizadores e participantes realizaram este percurso circular (ponto de partida e chegada na escola) com grande entusiamo e total envolvimento em todas as atividades.
O desenvolvimento desta atividade promoveu a interdisciplinaridade através do contributo das disciplinas de Psicologia B, Biologia, Educação Física e História A, com o intuito de dar a conhecer a nossa belíssima vila piscatória. As incríveis paisagens, os inúmeros pontos turísticos e o bom ambiente tiveram lugar de destaque durante a realização da mesma.
Ao longo deste trajeto foram percorridos cinco postos de interesse cultural, histórico e paisagístico, sendo eles o Dólmen da Barrosa, o Monte do Calvário, a Capela de Santo Isidoro, as Dunas da Praia e a Mata da Gelfa.
Na primeira paragem, o Dólmen da Barrosa, foi observado o monumento histórico acompanhado de uma apresentação lúdica da história do mesmo (caça ao tesouro), que despertou a boa disposição dos participantes.
No segundo posto, o Monte do Calvário, tivemos o privilégio de contemplar a esplêndida vista da vila no miradouro. Foi possível observar a flora local junto do banco panorâmico considerado o “maior do país”. Devido aos seus 135 degraus, o Calvário, torna-se um destino com alto interesse desportivo. É também um ponto de interesse religioso uma vez que, ao longo do escadório, encontram-se as emblemáticas catorze cruzes assentes em pedestais com a respetiva inscrição correspondente ao passo da Via Sacra. No topo da escadaria é possível deparar-se com a capela de S. Salvador do Mundo.
No terceiro local, a Capela de Santo Isidoro, observa-se a fauna (Garridas, Corvos-Marinhos e Gaivotas) e flora local (Chorão, Lâmio Roxo, centáurea-de-flores-estreitas). No percurso entre a Capela e as Dunas da praia, quarto ponto de paragem, foi atravessado parte do Caminho português de Santiago de Compostela pela Costa, onde passavam inúmeros peregrinos. Este trajeto foi-se tornando relaxante, à medida que se ouviam o som das ondas a bater nas rochas e o grasnar das gaivotas. Pode-se ainda apreciar imponente Forte da Lagarteira, o Skate Parque e o Portinho, de onde parte a procissão naval da Senhora da Ínsua (realizada em setembro), padroeira dos homens do mar.
Nas Dunas do Caldeirão, Vila da Praia de Âncora, efetuou-se a observação da intervenção de recuperação, nomeadamente a colocação de paliçadas e a recente introdução de espécies pioneiras, procedendo-se a uma sensibilização para a importância da flora dunar no processo de acumulação de areias e estabilização das dunas minimizando os fenómenos de erosão e perda de areia. Nesta estação levou-se a cabo uma ação de recolha de lixo.
Na Mata da Gelfa, o último ponto, local de grande biodiversidade, foram apresentadas algumas das principais espécies da flora local (pinheiro bravo e pinheiro manso). Neste ponto realizou-se um agradável lanche para repor energias e um convívio nas mesas de piquenique existente, por baixo dos pinheiros. No retorno foi percorrido o Passeio Francisco Sampaio, junto às margens rio Âncora.
O balanço geral da atividade foi muito positivo, foi uma manhã muito divertida e enriquecedora. O percurso total teve a duração de cerca de 150 minutos, sem contar com as paragens.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: