Escola Básica de Eixo (Aveiro)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ Agrupamento de Escolas de Eixo - EB 2,3 de Eixo
Tipo de trilho: 2
Extensão do percurso aproximada:
6,39 quilómetros
Duração aproximada:
80 minutos
N.º de postos/estações/paragens:
11
Tema do Trilho:
Biodiversidade e Património Cultura
Temas das Estações:
Parada de trem
Túnel
Ruínas
Monumento
Parque
Flora
Rio
Fauna
Fichas de Estações:
Autores:
Alunos do 7º ano de escolaridade e Equipa Educativa de docentes do 7º ano de escolaridade do ano letivo 2021-22
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
Este projeto foi desenvolvido, por e para todos os alunos do 7º ano deste agrupamento, enquanto DAC - "Domínio de autonomia curricular". Após dois anos de pandemia e de ensino a distância, a equipa educativa de 7ºano e alunos sentiram a necessidade de trabalhar e mobilizar competências "fora de portas" , explorando a pé, locais de interesse próximos da escola. A riqueza natural, cultural e histórica, justificaram a escolha do percurso Eixo-Eirol. Nesta atividade participaram todos os alunos das turmas de 7º ano, incluindo alunos com necessidade especiais e praticamente todas as disciplinas do currículo ( Educação Física, Educação Visual, Ciências Naturais, Físico-Química, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa e Línguas estrangeiras)
De acordo com as Aprendizagens Essenciais de 7º ano e e o Perfil do Aluno , para este nível de ensino, pretendeu-se com esta atividade; Caracterizar a paisagem envolvente da escola (rochas dominantes, relevo, utilização de recurso, biodiversidade), a partir de dados recolhidos no campo; Explicar processos envolvidos na formação da rocha típica da região ( Arenito de Eirol); Relacionar algumas características das rochas e a sua ocorrência , com a forma como o Homem as utiliza;
Realizar percursos (Orientação) elementares, utilizando técnicas de orientação e respeitando as regras de organização, participação, e de preservação da qualidade do ambiente; Desenvolver e mobilizar conhecimentos de comunicação visual e ferramentas de desenho/paginação gráfica digitais; Mobilização de competências de comunicação em Língua Portuguesa e línguas estrangeiras.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: