Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Básica de Eixo (Aveiro)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ Agrupamento de Escolas de Eixo - EB 2,3 de Eixo

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
6,39 quilómetros

Duração aproximada:
80 minutos

N.º de postos/estações/paragens:
11

Tema do Trilho:
Biodiversidade e Património Cultura

Temas das Estações:
Parada de trem
Túnel
Ruínas
Monumento
Parque
Flora
Rio
Fauna

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 7º ano de escolaridade e Equipa Educativa de docentes do 7º ano de escolaridade do ano letivo 2021-22

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Este projeto foi desenvolvido, por e para todos os alunos do 7º ano deste agrupamento, enquanto DAC - "Domínio de autonomia curricular". Após dois anos de pandemia e de ensino a distância, a equipa educativa de 7ºano e alunos sentiram a necessidade de trabalhar e mobilizar competências "fora de portas" , explorando a pé, locais de interesse próximos da escola. A riqueza natural, cultural e histórica, justificaram a escolha do percurso Eixo-Eirol. Nesta atividade participaram todos os alunos das turmas de 7º ano, incluindo alunos com necessidade especiais e praticamente todas as disciplinas do currículo ( Educação Física, Educação Visual, Ciências Naturais, Físico-Química, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa e Línguas estrangeiras)
De acordo com as Aprendizagens Essenciais de 7º ano e e o Perfil do Aluno , para este nível de ensino, pretendeu-se com esta atividade; Caracterizar a paisagem envolvente da escola (rochas dominantes, relevo, utilização de recurso, biodiversidade), a partir de dados recolhidos no campo; Explicar processos envolvidos na formação da rocha típica da região ( Arenito de Eirol);  Relacionar algumas características das rochas e a sua ocorrência , com a forma como o Homem as utiliza;
Realizar percursos (Orientação) elementares, utilizando técnicas de orientação e respeitando as regras de organização, participação, e de preservação da qualidade do ambiente; Desenvolver e mobilizar conhecimentos de comunicação visual  e ferramentas de desenho/paginação gráfica digitais; Mobilização de competências de comunicação em Língua Portuguesa e línguas estrangeiras.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: