Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (Portimão)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
8,5 Km

Wilson Teixeira Machado
Filipa Silva

2 - Memória Descritiva

O interesse neste concurso deveu-se ao facto de a escola estar inserida numa localidade muito escolhida como destino de férias, por estar rodeada de praias/mar, e ser habitual a realização de caminhadas pelos trilhos locais, seja para apreciarem as belas praias, assim como as espécies caraterísticas (aves). Assim, foi desafiado um grupo de alunos do 12.º ano, da turma de restaurante e bar, a desenvolver um trilho diferente dos que existem, sendo este mais histórico, na disciplina de Educação Física, explorando um pouco a história da cidade e também os hábitos de vida saudáveis.
Depois de realizado o percurso e de escolhidas as estações, tínhamos estabelecido o dia 24 de maio para a realização da referida caminhada com a participação de uma turma vinda de outro município (Lagos). A turma de Animação Turística, do 11.º ano, da Escola Secundária Gil Eanes, veio realizar o percurso connosco, onde cada um dos alunos tinha o trilho nos telemóveis e quando parávamos nos pontos de interesse, os alunos organizadores apresentavam a história referente a cada uma das estações. No final, na estação 9 - jardim 1º dezembro, foi realizado um lanchinho saudável, onde a turma organizadora tinha colaborado na sua preparação, o qual incluía um bolo sustentável e um sumo natural de laranja e cenoura. Foi uma tarde muito bem passada!

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: