Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Trilho Cerejeiras em Flor

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
500 Km (ida e volta)

Duração aproximada:
15h ou seja 900minutos

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Um dos espetáculos mais esperados da Primavera, que pinta de branco as encostas verdejantes da Gardunha e enche de um aroma doce as aldeias do coração da Beira Baixa – as cerejeiras em flor.

Temas das Estações:
1ª Museu Arqueológico José Monteiro este museu é um espaço polivalente dedicado à arqueologia de dimensão hispânica;
2ª Moagem do Fundão Neste espaço é feita a reconstituição do circuito de transformação do cereal, em máquinas de madeira utilizadas na década de 40 do século XX;
3º Convento de Nossa Senhora do Seixo do Fundão O convento de Nossa Senhora do Seixo do Fundão, restaurado recentemente, era pertença de uma ordem masculina de Frades Menores, e à Província da Soledade, fundada em 1526.
4ª A Aldeia de Montanha de Alcongosta é a típica aldeia serrana situa-se em pleno coração da Serra da Gardunha, rodeada por uma imensidão de pomares de Cerejeiras, numa paisagem de perder de vista. Pensa-se que este território já estaria ocupado pelo Homem em épocas anteriores à formação de Portugal,
5ª Miradouro da Pedra D'Hera O miradouro da Pedra d’Hera está situado no monte de São Brás, a 760 metros de altitude, na vertente norte da serra da Gardunha. Deste local é possível alcançar um panorama amplo que abrange uma paisagem montanhosa que se estende desde a serra da Estrela à serra da Malcata, delimitando uma zona baixa denominada de Cova da Beira. Por onde foi feito o passeio das belas paisagens vestida de branco com as lindíssimas flores das cerejeiras.

Fichas de Estações:

Autores:
alunos do 6º10ª

2 - Memória Descritiva

Os alunos do 6º10ª fizeram uma visita à Serra da Estrela e ficaram deslumbrados com a belíssima paisagem com se depararam, quando regressaram à escola em conjunto com os alunos e professores de Português, Matemática, Ciências Naturais e Cidadania, resolveram fazer o Eco-Trilho para apresentar a toda população e até mesmo pessoas que possam visitar o nosso país.
Foi feita primariamente um estudo na disciplina de HGP, dos locais importantes a visitar, na disciplina de CN, foi feito um estudo da flora existente nesse local (cerejeiras), em matemática foi feito o trilho e calculado os km a percorrer.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso: