Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Básica D. Luís de Loureiro (Viseu)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola Básica D. Luís de Loureiro

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
9km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Caminhada Ecológica (preservação cultural e ambiental)

Temas das Estações:
1- Fonte de Chafurdo- A importância da água para diversas atividades da Aldeia
2- As Vinhas do Dão- O Vinho e o seu ecossistema
3- Campas Antropomórfica- Património cultural da região
4- Moinho de Água- O seu funcionamento e importância ambiental e sustentável

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 9. ano e o Eco Conselheiro ASSOPS (Associação de Paços de Silgueiros)

2 - Memória Descritiva

Dada a pertinência da atividade e depois de 2 anos ausentes do convívio, foi proposto aos alunos do 9.º ano( participando 2 turmas num total de 15 alunos) a realização desta atividade, sendo desenvolvida nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e Projeto de Integração Curricular. Os alunos foram recetivos e fizeram um convite aos nossos Eco Conselheiros (ASSOPS) os quais trabalharam em conjunto e envolveram a comunidade. Os locais escolhidos, são um ponto de referência cultural e ambiental para toda a comunidade e os alunos constataram que muitos dos habitantes da localidade de Silgueiros não conheciam algumas das estações, nomeadamente as Campas Antropomórficas e alguns caminhos pedestres com flora diversificada. Quanto à Fonte de Chafurdo e Moinho de Água, foram duas estações que os participante da comunidade local mais conheciam, pois fizeram questão de referir que era à fonte que iam buscar a água para os mais diversos fins e era ao moinho que levavam os cereais para moer e para depois fazer o pão. Como é um local de zona demarcada, Dão, a vinha também lhes era familiar e explicaram que o solo e o clima desta região é que favorece a qualidade do vinho. Foi uma verdadeira caminhada ecológica ambiental e cultural, pois para além de limpar as Campas Antropomórficas e o espaço onde se encontra o moinho, permitiu o encontro de vivências diferentes com idades diferentes e saberes diferentes e complementares.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: