Escola EB 2,3 Julio Saúl Dias (Vila do Conde)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
- 1. LinK do percurso https://www.google.com/maps/d/edit?mid=1S0oySBijqODdf2A7HjxWxE1SD80QY4X1&usp=sharing
Nome do Trilho:
Identificação do Trilho - – Eco Trilho Vila do Conde “A Descoberta dos Sentidos”
Tipo de trilho: 1
Extensão do percurso aproximada:
Extensão do percurso - 4200m
Duração aproximada:
Duração aproximada do percurso – 60 minutos
N.º de postos/estações/paragens:
12
Tema do Trilho:
Tema da Trilho – Visitar Vila do Conde
Temas das Estações:
Temas das estações - Histórico, Arquitetónico e Ambiental
Fichas de Estações:
- A_ Eco percurso panflleto.pdf
- B_Estação_Biodiversidade _ Nau Quinhentista.pdf
- C_Estação_Biodiversidade_ Azenha Quinhentista.pdf
- D _ Eco-Trilho 1.pdf
Autores:
Alunos 9ºAno
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
Este projeto teve grande recetividade pela turma, essa motivação/adesão, intrínseca foi gerada pelo ambiente em que os alunos vivem, emocionalmente, biologicamente e socialmente, motivação essa que os direciona a evidenciar e enaltecer a região de onde são naturais e onde vivem atualmente. O ano de escolaridade escolhido foi o 9ºano, e as disciplinas envolvidas foram Português, Ciências Naturais e Tecnologias de Informação e Comunicação-TIC. O percurso escolhido, teve como base dar a conhecer locais de Vila do Conde. Estes locais (estações) por onde se passa muitas vezes sem olhar, devido à azáfama do quotidiano. A pertinência da escolha do percurso teve o objetivo de valorizar e promover o turismo, o religioso, o ambiente e o património edificado. Este roteiro coloca em evidência a Igreja Matriz de São João Batista e Igreja Mosteiro de Santa Clara, dois expoentes da riqueza arquitetónica e espiritual local. Evidencia também como pontos de paragem obrigatória, a Azenha Quinhentista e a Nau Quinhentista que juntam a vertente histórica à ambiental.
Durante o percurso, todo ele realizado em envolvente urbana, os visitantes ficarão a conhecer a evolução do edificado e dos arruamentos do centro histórico.
Terão ainda oportunidade de descobrir factos e curiosidades, monumentos e instituições, que ajudam a entender os contornos identitários da cidade.
O Trilho foi realizado em percurso pelos alunos/turma, que asseguraram a caraterização dos elementos/aspetos relevantes que existem e que foram surgindo ao longo do trajeto. Efetuaram também a pesquisa e seleção de fotografias que ajudam a ilustrar Vila do Conde, num projeto que a todos deu o máximo prazer executar e onde todos se reveem orgulhosamente no seu resultado.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: