Vídeo “Sou uma Eco-Escola, porque…” | Trabalhos 2022

Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)

Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Memória descritiva:
No âmbito do projeto “Vídeo dos 25 anos Eco-Escolas” procedeu-se à seleção das atividades/projetos que são significativos para a nossa história como escola Eco-Escolas, e não apenas aqueles estávamos a dinamizar neste ano letivo. No mesmo sentido, também pretendíamos cumprir o objetivo de que a diversidade de alunos que formam a equipa Eco-Escolas (do 5º ao 9º ano) estivesse representada no vídeo.
Cumpridas as premissas anteriores, os alunos foram motivados para colaborarem na construção das frases e na seleção dos locais, onde os seus depoimentos seriam registados, etapa após a qual se iniciaram as gravações.
Infelizmente, verificaram-se algumas limitações de ordem técnica em algumas gravações e, quando possível, procedeu-se à repetição em datas posteriores. A montagem em vídeo foi efetuada pelo professor Joaquim Charrua e as versões obtidas (preliminar e final) foram apresentadas, respetivamente, nos 2º e 3º Conselhos Eco-Escolas, as quais foram bastante aplaudidas.
No nosso vídeo, destacamos a parte do sobreiro que simboliza a Biodiversidade autóctone da nossa escola.

Identificação dos participantes:
A lista de frases e de participantes no vídeo é a seguinte:
“Somos eco-escolas porque…”:
- Fazemos a separação de resíduos (Rodrigo Teixeira)
- Poupo água da minha escola (Beatriz Batista)
- Monitorizamos a Qualidade do ar (Mara Sandinha)
- Fazemos observação de aves e instalamos casas ninho (Ariadna Hilário)
- Nos preocupamos com o bem-estar dos animais (Inês Alves)
- Temos ervas aromáticas, casas ninho e árvores autóctones (Rodrigo Baleia)
- Realizamos uma alimentação saudável (Laura Ribeiro)
- Separo os resíduos da minha escola (Sara Cerqueira)
- Celebramos as árvores nativas: este é o nosso sobreiro (Leonor Catarino)