Vídeo “Sou uma Eco-Escola, porque…” | Trabalhos 2022

Escola da APEL (Funchal)

Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Memória descritiva:
Nota Informativa
No âmbito da comemoração dos 25 anos do programa Eco- Escolas, em Portugal, foi lançado um desafio a todas as escolas inscritas. Este desafio consistiu na realização de um pequeno vídeo, com a duração máxima de 1 minuto, onde a escola devia evidenciar as ações e atividades, mais relevantes, realizadas no âmbito do seu projeto Eco-Escolas.
Assim sendo e porque a Escola da APEL é uma Eco-Escola, foi com muito orgulho que lançamos o desafio aos nossos alunos.
Síntese descritiva
Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo do mês de maio, do ano letivo 2021-2022.
Na concretização deste desafio foram envolvidos:
• alunos de vários níveis de ensino, num total de 9 alunos:
o cinco do Ensino Internacional (IBDP), a saber: Henrique Leitão Abreu, Ilaria Catania, Júlio Chen, Pedro Chen e Alvarino Chen Lin;
o três do 10º ano do Curso Científico - Humanístico de Ciências e Tecnologias, a saber: Ana Margarida Rocha, Alexandre Monteiro e Diogo Silva;
o e uma aluna do Ensino Internacional (IBDP) - Inês Clode de Freitas, responsável pela edição do vídeo.
• duas professoras coordenadoras: Cristina Rodrigues e Márcia Ornelas
• a direção executiva e pedagógica da Escola da APEL;
As orientações iniciais para a concretização do vídeo foram apresentadas e discutidas, no âmbito do 2º Conselho Eco-Escolas. Nesta reunião foram apresentados os objetivos e os critérios de execução deste desafio. Após a concordância e aceitação dos presentes, procedeu-se ao registo de ideias, sugestões e opiniões sobre o tema “Sou uma Eco-Escola, porque…”
Estas ideias e sugestões foram posteriormente analisadas pelas professoras coordenadoras (Cristina Rodrigues e Márcia Ornelas) e após uma seleção cuidada das mesmas foi elaborado um guião, com as frases que melhor evidenciavam as áreas de atuação do nosso projeto Eco-Escolas, bem como um roteiro, com a identificação dos locais onde se iriam proceder ao registo audiovisual.
Após aprovação do guião e roteiro predefinido por todos os intervenientes diretamente implicados, procedeu-se à gravação do mesmo. A aluna Inês Clode de Freitas realizou a montagem e a edição das gravações e imagens. Este processo de edição sofreu alguns reajustes com o intuito de melhorar a qualidade de som e enquadrar o tempo final.
A planificação e execução deste desafio, bem como a gestão dos grupos de trabalho foi um processo que decorreu dentro da normalidade, num ambiente estimulante e colaborativo onde alunos e professores puderam integrar, com carácter transversal, vários saberes, pelo que, o balanço final foi muito positivo.
Os alunos puderam, com orgulho, divulgar os projetos que abraçamos desde o início do ano letivo e que temos vindo a melhorar enquanto Eco-Escolas. Foi possível diversificar metodologias, reforçar o trabalho entre alunos e professores; estimular a participação e sensibilizar para a necessidade de preservar o nosso património ambiental que serve de alicerce a toda a biodiversidade que dispomos, com o intuito de promover uma mudança de atitude e a adoção de comportamentos sustentáveis, quer a nível individual, coletivo e comunitário.
Funchal, 31 de maio de 2022
As professoras coordenadoras do projeto:
• Cristina Rodrigues
• Márcia Ornelas

Identificação dos participantes:
Henrique Leitão Abreu, Ilaria Catania, Júlio Chen, Pedro Chen, Alvarino Chen Lin, Ana Margarida Rocha, Alexandre Monteiro, Diogo Silva, Inês Clode de Freitas.