Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Externato Cooperativo da Benedita (Alcobaça)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Plantar árvores no Dia da Floresta Autótone, dia 23 de Novembro, na Mata da Fonte da Senhora

Breve descrição da ação:

Intervenientes:
turma A e B do 7ano

Data de realização:
23 de novembro de 2021

Local de realização:
Fonte da Senhora Benedita

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A biodiversidade pode ser definida, de maneira resumida, como a riqueza de espécies de um ecossistema. Esse conceito relaciona-se com o número de espécies de um local, mas também com a variação de espécies e sua abundância.
Atualmente, existem muitas espécies de plantas e árvores que se encontram em vias de extinção, este facto deve-se à exploração indevida dos recursos naturais, a poluição, e também devido a várias ações que o Homem tem realizado como o desflorestamento de árvores, para a produção de madeira.
Deste modo, é importante regenerar várias espécies autóctones para que estas não acabem por desaparecer do nosso território. Um exemplo disso, é o carvalho português que acabou por ser ao longo dos anos substituído pelo eucalipto, nativo da Oceânia, devido ao seu rendimento para a produção de pasta de papel e madeira.
Hoje em dia, em pleno território nacional estão delineadas áreas protegidas que são zonas delimitadas em que qualquer intervenção humana está condicionada e sujeita a regulamentos específicos, tendo em vista a sua proteção ambiental, como é o caso do Parque da Peneda-Gerês, a Serra de Aire e Candeeiros entre outras.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Contactos com a CMA e Junta de Freguesia da Benedita
Escolha das espécies adequadas
Preparação do Terreno
Dia da atividade
Monitorização posterior

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Plantar é simples, ver nascer e renascer é mais complexo mas há que plantar carvalhos e sobreiros a mata natural deste lugar em que há uma nascente e em que as árvores permitem uma melhor infiltração e protegem o curso de água e permitem a manutenção de outra flora e da fauna

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Caraterísticas das matas
Consulta do ICNF

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Articulação com Cidadania e Geografia
Os alnos estudam as paisagens naturais e nas suas aprendizagens essenciais devem para além das conhecerem adquirir competências para as protegerem , que são reforçadas em Cidadania ambiental.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Plantar na Mata da Fonte da Senhora para que nunca nos falte o puro ar!

Link do vídeo: