Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Secundária João da Silva Correia (São João da Madeira)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Biodiversidade: conhecer e preservar (Projeto DAC da turma D do 10º ano)

Breve descrição da ação:
 Identificação das árvores da escola/Elaboração de um mapa de sinalização
 Colheita das azeitonas de uma oliveira da Escola e tratamento das mesmas
 Projeto” Recreio escolar livre de Invasoras” – ação de sensibilização/mapeamento e estratégias de remoção (Projeto Educativo Municipal)
 Projeto “Quantos Parques há no Parque: biodiversidade – espécies autóctones da floresta portuguesa (Projeto Educativo Municipal);
 Semana da Terra – participação na Oficina de Biodiversidade: herborização, identificação e representação de espécies vegetais na escola; sensibilização para a importância dos polinizadores;
 Elaboração de pósteres de espécies da floresta autóctone portuguesa
 Semana da Biodiversidade e Eco-Dia: exposição de Trabalhos no âmbito da temática em conjunto com outras turmas da Escola e apresentação do livro sobre “Biodiversidade no Parque do Rio Ul”.

Intervenientes:
Turma 10ºD – Afonso Leite, Álvaro Pinho, Ana Morais, Beatriz Leite, Carolina Magano, Cláudia Henriques, David Moreira, David Reis Pinho, Diana Barbosa, Eva Sousa, Eva Tavares, Eva Machado, Francisca Santos, Gabriela Mateus, Gonçalo Dias, Graça Abreu, Íris Fernandes, Joana Durães, Júlio Launé, Leonor Santos, Maria Peixoto, Martim Moreira, Mariana Antunes, Núria Almeida, Pedro Bastos.
Professoras – Carina Lobo, Margarida Barreiros e Vanda Avelino

Data de realização:
Ao longo do ano letivo – setembro a maio

Local de realização:
São João da Madeira – Escola e Parque do Rio Ul

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Só preservamos e cuidamos daquilo que de facto conhecemos e com o que nos envolvemos do ponto de vista emocional. Estamos a viver aquilo que muitos chamam de “Sexta Extinção em Massa”. A biodiversidade está em perigo; urge tomar consciência que, se cada um de nós contribuir para a preservação e regeneração da biodiversidade local o impacto poderá ser maior na sustentabilidade do nosso planeta.
Este trabalho de projeto DAC da turma procurou, após consciencialização da perda de biodiversidade do planeta, e da vasta biodiversidade local centrar-se nas espécies vegetais de maior porte local da escola e Parque do Rio Ul, para posterior preservação. Só a tomada de consciência da importância da manutenção da biodiversidade no equilíbrio destes ecossistemas poderá levar à sua preservação, através de boas práticas diárias de conservação e recuperação. Apesar de algumas das ações já terem sido divulgadas aguardamos o final de maio, altura em que se comemora o Dia da Biodiversidade para uma ação de maior impacte com a divulgação dos posters científicos em conjunto com outos trabalhos realizados por outras turmas na escola (fotos das espécies vegetais e suas ilustrações e algumas plantas já herborizadas). Durante esta semana também será apresentado na Escola às turmas do 10.º ano, o livro “A Biodiversidade do Parque do Rio Ul”, por uma Engenheira da Câmara Municipal e pelo autor das fotografias nele integradas. Esperamos com esta ação de maior impacte, consciencializar a comunidade escolar para a conservação da Biodiversidade local e promover a discussão em contexto escolar, sobre a influência da nossa espécie na conservação da Biodiversidade, de forma a vivermos e agirmos de forma sustentável no nosso Planeta. Juntos somos mais forte e podemos fazer a diferença!
A identificação e erradicação das invasoras do recreio escolar, que esperamos concretizar no final de maio, dado o elevado porte das mesmas necessitamos de ajuda externa, é um exemplo de ação que contribui para a manutenção do equilíbrio e do bom funcionamento deste ecossistema local, uma vez que estas espécies: impedem o desenvolvimento das espécies nativas, modificam a composição do solo e introduzem novos parasitas e doenças.
Queremos o nosso recreio escolar livre de invasoras!

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Identificação das árvores da escola/Elaboração de um mapa de sinalização: No início do ano letivo, em setembro, algumas alunas da turma, em conjunto com um biólogo do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de São João da Madeira, identificaram as várias espécies de árvores que se encontram na nossa escola. Posteriormente foi elaborado um mapa de identificação das mesmas, que foi divulgado à comunidade educativa via Placard do Eco-Escolas.
Colheita das azeitonas/ Tratamento das mesmas: Durante o processo de identificação das espécies de árvores existentes no recreio da escola, verificámos a existência de uma oliveira com frutos. Esperámos alguns dias e, no dia 14 de outubro, iniciámos a atividade de recolha das azeitonas orientados por um docente da Escola conhecedor destes processos. Após recolha, escolhemos as azeitonas em bom estado e colocámo-las em dois garrafões fechados com água e sal, iniciando o processo de curtição. Este processo consiste em transformar o fruto amargo num petisco deliciosamente salgado e azedo, o que demora bastante tempo. Todas as semanas, nas aulas de Biologia e Geologia, tivemos de monitorizar o processo e abrir os garrafões delicadamente para aliviar a pressão dos gases numa fase inicial e, posteriormente, mudar a água.
Projeto” Recreio Livre de Invasoras”, promovido pelo Município de São João da Madeira: no dia 25 de novembro, o projeto foi iniciado com uma sessão de formação na turma, para que os alunos conseguissem identificar as plantas invasoras, quais as características que as tornam competidoras implacáveis, os seus impactes e que métodos de controlo ou erradicação se podem aplicar no seu combate. Os alunos percorreram o recinto escolar à procura destas plantas, de modo a realizar o levantamento das espécies existentes e o respetivo mapeamento. As espécies invasoras encontradas foram: a ervas-das-pampas (Cortaderia selloana), a acácia-de-espigas (Acacia longifolia) e a austrália (Acacia melanoxylon). De seguida, a turma realizou um estudo mais pormenorizado das características de cada uma destas espécies e elaborou um plano de erradicação das mesmas.
Dada a localização e porte de algumas destas espécies aguardamos a ajuda dos jardineiros da Câmara para a sua remoção no final de maio. (https://www.100milarvores.pt/2022/01/recreios-escolares-livres-de-invasoras-em-s-joao-da-madeira.html )
Projeto “Quantos Parques há no Parque” promovido pelo Município de São João da Madeira: solicitámos dada a temática em estudo, que a nossa saída de campo ao Parque do Rio Ul, em São João da Madeira, se centrasse na “Biodiversidade – Espécies autóctones da floresta Portuguesa”. Assim, no dia um de abril deslocámo-nos ao parque do Rio Ul, com intuito de conhecer espécies deste grupo existentes no Parque e estudar algumas das interações no ecossistema-parque. Fomos acompanhados por duas professoras e uma guia do Parque. Os principais objetivos para esta saída preparada previamente na escola foram: conhecer e identificar a ampla diversidade de ecossistemas que se inter-relacionam no parque; compreender a importância da diversidade biológica na manutenção da vida; compreender a relação entre os fatores físico-químicos e os organismos no ecossistema; analisar sequências possíveis de níveis tróficos que se estabelecem a nível da comunidade biótica; desenvolver a capacidade de observação e espírito critico do perigo da ação do homem sobre os meios naturais e recolher material para posterior estudo na sala de aula. A bióloga identificou e caracterizou várias espécies tanto as de árvores quanto as de animais, detalhadamente, esclarecendo todas as dúvidas colocadas pelos alunos.
Semana da Terra – participação na Oficina de Biodiversidade: herborização, identificação e representação/ilustração de espécies vegetais na escola; sensibilização para a importância dos polinizadores;(http://www.aejsc.pt/images/2021-2022/ecoescola/Erva_a_cortar.pdf) https://www.cm-sjm.pt/pt/agenda/7-municipio/732-semana-da-terra-2022
Elaboração de Pósteres de espécies da floresta autóctone portuguesa: Com o intuito de dar a conhecer a biodiversidade local, e após a recolha de informação na saída de campo ao Parque do Rio Ul, os alunos realizaram pósteres científicos em grupo sobre uma das espécies anteriormente identificadas da floresta autóctone presente no Parque. Estes pósteres foram, posteriormente, apresentados e analisados no grupo turma e serão divulgados à comunidade educativa.
Semana da Biodiversidade e Eco-Dia: No dia 22 de maio comemora-se o Dia da Biodiversidade. Assim, na semana seguinte será feita na escola uma ação de maior impacte sobre a temática : Exposição de Trabalhos por várias turmas da Escola (pósteres, ilustrações e fotos da biodiversidade da Escola e do Parque) e Apresentação do livro sobre “A Biodiversidade no Parque do Rio Ul”. Esta ação pretende sensibilizar, informar e alertar sobre o impacto da degradação da biodiversidade no Planeta e promover na comunidade educativa o conhecimento da Biodiversidade local, bem como a sensibilização para as boas práticas diárias para a sua conservação.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Ao identificar as espécies de árvores da escola e ao fazer as ilustrações durante acolheita das azeitonas e tratamento das mesmas, fomos sensibilizados e motivados a conhecer mais sobre a biodiversidade local e a preservá-la. Outos alunos e professores ao tomarem contacto com o nosso projeto sentiram-se motivados a trabalhar a temática nas suas turmas. Ao longo do procedimento de colheita e tratamento das azeitonas a turma teve a oportunidade de observar a influência da fermentação e da salga na conservação das mesmas, aprendendo acerca deste processo. Acabado o processo, obtivemos azeitonas apropriadas ao consumo. Pretendemos levar algumas destas azeitonas para casa como mote de discussão e divulgação de todo o trabalho realizado e sensibilização para a temática da preservação e regeneração da biodiversidade.
Projeto “Recreio Livre de Invasoras”: Com a presença da bióloga na escola, fomos capazes de melhor compreender a influência das espécies invasoras nas espécies nativas presentes no recinto escolar. Após a identificação dos exemplares, foi elaborado um plano de erradicação das mesmas. Dada a sua localização e porte aguardamos a ajuda dos jardineiros da Câmara para a sua remoção no final de maio, como já referido.
Os seres vivos, de uma determinada área, para além das interações que exercem entre si, estabelecem com o meio abiótico uma infinidade de influências que se manifestam de maneira recíproca. Toda esta rede de interações, incluindo os seres vivos e o próprio meio, constitui um ecossistema. No âmbito da visita ao Parque do Rio Ul, conseguimos conhecer o espaço verde do Parque e aprofundar os nossos conhecimentos, dando destaque à diversidade biológica, especialmente das espécies nativas; desenvolver espírito critico em relação aos efeitos da ação antrópica nos ecossistemas e capacidade de reconhecer certas espécies a partir de características específicas; elaboração de posters sobre as espécies presentes no Parque, com as informações obtidas durante a visita. Mais tarde, os pósteres foram apresentados, promovendo uma melhor aprendizagem acerca de cada espécie estudada. Desenvolvemos e aprofundámos a educação ambiental e a cidadania; experimentámos novas formas de aprendizagem; relacionámos a diversidade biológica com intervenções antrópicas que podem interferir na dinâmica dos ecossistemas e sistematizámos novos conhecimentos de hierarquia biológica.
No final de maio como já referido pretendemos divulgar estas aprendizagens à comunidade educativa e local através, também, das redes sociais do Agrupamento. (facebook e instagram). Algumas fases do processo foram publicadas no jornal Porta Aberta – 8ª Edição
https://www.flipsnack.com/portaberta/portaberta-8-edi-o.html
https://www.facebook.com/pages/category/Local-Business/Agrupamento-de-Escolas-Jo%C3%A3o-da-Silva-Correia-1812475475682841/
Instagram Agrupamento J Silva Correia

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Entre outros:
Rivera, L- A floresta com família. Super Interessante. 264(2020), pp.46-51
Silva, J – A Biodiversidade Do Parque Do Rio Ul. 1ª edição
https://flora-on.pt/
https://invasoras.pt/
https://www.inaturalist.org/projects/plantas-em-portugal
https://www.cm-sjm.pt/pt/espacos-verdes-parque-do-rio-ul
https://www.cm-sjm.pt/files/files/EstudoBiodiversidadePRU_final.pdf
https://www.cm-sjm.pt/pt/parque-do-rio-ul-inventario-de-fauna-e-flora

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Projeto DAC da Turma D do 10º ano - Biodiversidade: conhecer e preservar
Disciplinas Envolvidas: Biologia e Geologia, Inglês, Física e Química A
Áreas de competências a desenvolver de acordo com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade: Linguagens e textos; informação e comunicação; raciocínio e resolução de problemas; pensamento crítico e pensamento criativo; relacionamento interpessoal; bem-estar, saúde e ambiente e saber científico, técnico e tecnológico.
Aprendizagens essenciais de Biologia e Geologia: Interpretar situações identificando exemplos de interações entre os subsistemas terrestres (atmosfera, biosfera, geosfera e hidrosfera); Relacionar a diversidade biológica com intervenções antrópicas que podem interferir na dinâmica dos ecossistemas (interações bióticas/ abióticas, extinção e conservação de espécies); Sistematizar conhecimentos de hierarquia biológica (comunidade, população, organismo, sistemas e órgãos) e estrutura dos ecossistemas (produtores, consumidores, decompositores) com base em dados recolhidos em suportes/ambientes diversificados (bibliografia, vídeos, jardins, parques naturais, museus); Interpretar dados experimentais relativos à fermentação.
Aprendizagens essenciais de Física e Química A: Pesquisar a composição da troposfera terrestre, identificando os gases poluentes e suas fontes, designadamente os gases que provocam efeitos de estufa e alternativas para minorar as fontes de poluição, comunicando as conclusões; Pesquisar, numa perspetiva intra e interdisciplinar, os papéis do ozono na troposfera e na estratosfera, interpretando a formação e destruição do ozono estratosférico e comunicando as suas conclusões; Relacionar a elevada reatividade dos radicais livres com a particularidade de serem espécies que possuem eletrões desemparelhados e explicitar alguns dos seus efeitos na atmosfera e sobre os seres vivos, por exemplo, o envelhecimento;
Aprendizagens essenciais de Inglês: Interagir, com eficácia, participando em discussões; Exprimir-se de forma clara; produzir, de forma simples e breve mas articulada, enunciados para descrever, narrar e expor informações e pontos de vista; Desenvolver a consciência do seu universo sociocultural; relacionar a sua cultura de origem com outras culturas; integrar a diversidade de pontos de vista e de valores culturais; Pensar criticamente - relacionar vários tipos de informação de modo lógico e coerente; Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver criatividade em contexto.
Área transversal de Cidadania e Desenvolvimento: Desenvolvimento Sustentável (temática trabalhada na escola no 10º ano/ estimular as crianças e jovens para uma consciência ecológica e de respeito pelo Ambiente)

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Para o futuro assegurar a biodiversidade temos que preservar!

Link do vídeo:

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