Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Secundária da Moita (Moita)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Biodiversidade de avifauna no estuário do Tejo e de plantas do sapal; Recolha de beatas e plásticos pequenos/microplásticos.

Breve descrição da ação:
Saída de campo para observação de aves do estuário e de plantas do sapal; Realização da recolha de beatas e plásticos; Desenho e pintura de um mural na escola, acerca da biodiversidade que a rodeia.

Intervenientes:
Duas turmas da Escola Básica D.Pedro II (5.°C e 8.°A) e três turmas da Escola Secundária da Moita (11.ºA3, 12.°A1 e 12°B1).

Data de realização:
Saída de campo: 4 de fevereiro 2022 Pesquisa e desenho: ao longo do 2.º período Pintura da parede: 3.º período

Local de realização:
Saída de campo nas proximidades da escola: Zona ribeirinha da Moita, sítio das Marinhas e praia do Rosário. Restante trabalho: na escola.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Sensibilização dos jovens
Proteção e conservação da biodiversidade local

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1ª parte:
Realização de um cartaz para convite à participação na ação;
Saída de campo com:
- observação das aves características do estuário do Tejo com ajuda das professoras, bióloga da Câmara Municipal da Moita e um ornitólogo;
- workshop sobre as plantas do sapal;
- recolha de beatas e plásticos pequenos/microplásticos na praia do Rosário durante uma caminhada entre o Sítio das Marinhas (Moita) e a praia do Rosário;
2.ª parte:
Pesquisa bibliográfica, trabalho em aula, palestra da SPEA na escola, recolha e organização de informação sobre o ecossistema e a biodiversidade da zona em que vivemos, construção de duas esculturas de aves observadas, preparação e elaboração de um mural, retratando os elementos estuarianos da Zona Ribeirinha da Moita.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Muitos alunos participaram em vários momentos do projeto, incluindo nós (o grupo “organizador”), aprendemos muito sobre a biodiversidade à nossa volta. A finalização e manutenção do mural para os próximos anos, continuará a passar a mensagem aos futuros alunos e a toda a comunidade educativa. Com esse conhecimento seremos cidadãos mais informados e por isso teremos atitudes mais corretas perante tudo o que possa ter impactos negativos neste património natural tão importante.
Além disso recolhemos bastante lixo, cumprindo uma meta específica da atividade, que era uma atividade direta para preservar a biodiversidade na nossa região.
Gostaríamos de ter tido mais tempo para termos ainda mais impacto no meio ambiente!

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
- Livro: “Estuário do Tejo – Onde o Rio encontra o Mar”, de Maria José Costa, Edições Afrontamento, Abril de 2021.
- Bioblitz (https://www.simarsul.adp.pt/noticias/simarsul-promove-citizen-science-e-sensibiliza-par a-protecao-da-biodiversidade)
- https://natural.pt/protected-areas/reserva-natural-estuario-tejo?locale=pt
- https://www.museubiodiversidade.uevora.pt/
- https://spea.pt/as-aves/as-nossas-aves/
- https://www.cm-moita.pt/viver/ambiente/natureza/sitio-das-marinhas-centro-deinterpretacao-ambiental
- https://issuu.com/dirp.cmmoita/docs/s__tio_das_marinhas

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Neste trabalho falámos de diferentes matérias de Ciiências Naturais e de Biologia, nomeadamente dos orgãos das plantas (conteúdo lecionado no 5.ºano), da importância da proteção do meio ambiente, da organização do sistema biológico (conteúdo lecionado no 8.ºano), da classificação e evolução das plantas (10.º ano), da alimentação e reprodução dos animais (10.º e 11.º anos), do clima, da ação antrópica nos desequilíbrios da planeta Terra, preservação e recuperação do meio ambiente (12.º ano) etc...
De salientar, que também participaram no projeto alunos do Curso de Artes, que, nas vãrias fases para a realização do mural, mobilizaram diversas competências das disciplinas de Desenho A e Oficina de Artes.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
“Estamos a acabar com o nosso planeta, não penses só em agir e age de forma eficaz! Juntos fazemos a diferença! Nunca te esqueças: NÃO EXISTE UM PLANETA B!”

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.