Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Secundária Carolina Michaëlis (Porto)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Divulgação de projeto de reabilitação do espaço de recreio da Escola Básica Bom Pastor conhecido por "Um bosque pelo clima"

Breve descrição da ação:
No âmbito desta temática, um grupo de alunos do 12.º CT3 composto por: Alexandra Baptista, Alexandra Oliveira, Diogo Jamnadas e Lara Jesus desenvolvemos um trabalho em vídeo para consciencializar a comunidade escolar do nosso agrupamento. Sendo assim, metemos mãos à obra e utilizámos um caso de requalificação da Escola Básica de 1.º CEB / JI do Bom Pastor que integra o Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis. Nesta escola já há 6 anos está na mesa a criação de uma “sala fora de paredes”, isto é, o aproveitamento de um espaço dentro da escola que não lhe estava a ser dado uso para a conceção de um bosque para todos os alunos do agrupamento poderem ter algumas aulas ao ar livre como método de aprendizagem fora das salas de aula.
O projeto “Um Bosque pelo Clima” motivado pela Associação de Pais do Bom Pastor, com financiamento dos supermercados Pingo Doce, o mecenato da empresa Extruplás e a empenhada participação da comunidade escolar fizeram com que este projeto seja um sucesso incrível. Este projeto envolveu ainda as empresas CIMAR e Lipor que forneceu alguns compostos Nutrimais. Os principais intervenientes ativos desta iniciativa são o Prof. Paulo Jorge Cortez, o Prof. Luís Xavier e os alunos da turma CT1 do 10º ano de ciências e tecnologias do ano 2021/22 que com todo o seu empenho e dedicação cederam algumas das suas horas para agarrar a pá em vez da caneta para trazer uma nova biodiversidade para o nosso agrupamento.

Intervenientes:
Na requalificação estiveram envolvidos alunos, professores e funcionários da Escola Básica Bom Pastor, os alunos da turma 10.º CT1 (da Escola Carolina Michaëlis, que juntamente com mais duas escolas integram o Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis), o Prof. Luís Xavier (docente de Biologia e Geologia do 10.º CT1). Na reportagem efetuada estiveram vários alunos do 12.º ano que frequentam a disciplina de Biologia que realizaram vários vídeos tendo sido selecionado para submeter a concurso, o trabalho real

Data de realização:
Enfoca-se preferencialmente o trabalho realizado durante o ano letivo 2021/2022.

Local de realização:
Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis, sita à rua Infanta Dona Maria; 4050 - 350 Porto Porto (em colaboração com a Escola Básica de 1.º CEB / JI do Bom Pastor, sita em: Rua de Arzila 149, 4250-472 Porto)

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A biodiversidade é essencial à vida humana, o planeta e a economia dependem da sua manutenção, mas à medida que as atividades humanas se estendem a cada vez mais territórios, continuam a reduzir-se os ambientes naturais e a variedade dos organismos neles presentes. Deste modo, foi importante a requalificação deste espaço verde inutilizado, de forma a criarmos um pequeno ecossistema e novas formas de vida. Este espaço vai estabelecer novas cadeias alimentares, novos recursos biodegradáveis e espaço para o crescimento de novas espécies, preservando não só a biodiversidade, mas mantendo a fauna e flora do território português (preocupação tida em conta durante todo o projeto). Foi também considerado todo o enquadramento paisagístico do bosque, para que houvesse ligação entre todos os cantos do mesmo.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Como já foi referido este projeto foi iniciado há cerca de 6 anos em que pouco sabemos o que ocorreu neste tempo e praticamente não temos memória fotográfica dos primeiros 5 anos e as únicas informações concretas que nos deram foi que houve uma tentativa da formação de uma horta que falhou.
Este ano acompanhamos mais de perto o projeto, pelo que a primeira fase (executado no dia 21 de setembro de 2021) foi a visita, por parte dos alunos do Bom Pastor, ao local onde iria ser construído o charco do Bosque e onde as crianças foram familiarizadas com alguns conceitos de Biodiversidade e esclarecimentos acerca de questões climáticas e ambientais.
A 2ª fase do projeto (realizada entre os dias 20 a 29 de outubro) desenvolveu o reconhecimento, identificação e etiquetagem de espécies arbóreas no bosque com ajuda dos estudantes da escola Bom Pastor, no âmbito de uma atividade de grupo realizada no local.
A 3ª fase do projeto tinha como objetivo a concretização do lago, que ocorreu entre os dias 5 e 15 de novembro.
Inicialmente, a escola do Bom Pastor recebeu a visita dos alunos do 10ºCT1 da Escola Carolina Michaelis, que todos motivados começaram a construção do charco escavando o buraco e com ajuda dos mais pequeninos encheram com água o lago. Durante este processo foram também plantados junto ao lago 2 salgueiros e adicionado um canteiro de plantas aromáticas.
Uma curiosidade particular das escavações realizadas no dia 12 de novembro foi o encontro de vestígios “arqueológicos” da escola antes da remodelação feita em 2011/12.
Para ajudar à realização do projeto o núcleo da Associação de Pais no Bom Pastor candidatou-se ao programa Bairro Feliz, uma iniciativa dos supermercados Pingo Doce e ganhou! Desta forma “o bosque pelo clima” recebeu 4 mesas com bancos integrados para tornar o espaço mais apelativo às crianças e mais interativo.
Mais recentemente (no dia 17 de março de 2022) foram colocados anfíbios, como rãs e tritões, no lago e as crianças estiveram muito divertidas durante toda a tarde a vislumbrar estes pequenos animais.
Futuramente, espera-se a criação de um canteiro de plantas aromáticas e de uma pequena horta para motivar ainda mais a ida dos alunos das outras escolas do agrupamento para o bosque de forma a possibilitar o estudo mais interativo de algumas matérias no âmbito das disciplinas de biologia e físico química.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Há resultados já muito visíveis, talvez o mais importante sendo o envolvimento de todo o agrupamento havendo a participação de alunos, professores e direção de outras escolas sendo uma descoberta recente que possibilita o conhecimento das realidades diferentes do mesmo agrupamento e proporciona o intercâmbio dos alunos, transformando aquele espaço cada vez mais bonito na oportunidade perfeita para envolver os professores e em particular os alunos em projetos de diversas áreas.
O bosque já era utilizado pela comunidade escolar, mas não era aproveitado da forma como é hoje, pois a partir do momento em que foi reorganizado passou a haver uma limpeza sistemática, houve introdução de novas espécies, de árvores e arbustos e mais recentemente a construção de um charco e a instalação de uma sala ao ar livre.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Webgrafia
https://www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/
https://ecoescolas.abae.pt/2021-2022-projetos/biodiversidade-preservar-e-regenerar/
https://www.biologianet.com/biodiversidade
O projeto de divulgação decorreu da forma que já foi explicado explicado nos campos anteriores. Quanto à reportagem, esta pautou-se pela interação constante com a Escola Bom Pastor e os professores que mais de perto acompanham a requalificação do Bosque Pelo Clima, que são professores nas escolas do agrupamento e que já foram nomeados. A professora de Biologia e coordenadora do Projeto Eco-Escolas orientou e trabalhou com os alunos nas aulas da disciplina que leciona as temáticas necessárias à concretização do projeto.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
O trabalho articulou-se com as Aprendizagens Essenciais: "Planificar e realizar atividades práticas (ex. pesquisa, entrevistas, atividades laboratoriais ou exteriores à sala de aula, organização de folhetos, exposições ou debates) sobre contaminantes, efeitos e remediação biotecnológica." e "Realizar intervenções de cidadania responsável (exequíveis e fundamentadas) orientadas para prevenir/ minimizar/ remediar a problemática em estudo e promover o uso sustentado dos recursos naturais." inseridos no Domínio intitulado "Preservar e recuperar o ambiente.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
MEIO AMBIENTE PRESERVADO, FUTURO ASSEGURADO!

Link do vídeo:

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