Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Ação de irradicação de Invasoras

Breve descrição da ação:
A atividade consistiu numa ação de campo, acompanhada pela veterinária municipal e pela associação Bioliving, de exploração e irradicação das invasoras Cortaderia selloana e Vespa velutina.

Intervenientes:
15 alunos da turma C do 8ºano e professora de Ciências Naturais: Lígia Bragança

Data de realização:
Ação de campo: 5 de abril Restantes atividades realizadas durante o mês de maio.

Local de realização:
Espaço envolvente ao Centro de Recolha Oficial dos Animais de Companhia da Câmara Municipal de Anadia

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
As duas espécies invasoras estudadas (Cortaderia selloana e Vespa velutina) têm um elevado impacto nas espécies nativas em Anadia.
A vespa está a provocar impactos muito significativos na população de abelhas e consequentemente na agricultura e apicultura. A Erva das Pampas está a alastrar a velocidade extremamente elevada.
Assim, é fundamental promover envolver toda a população no controle destas duas espécies.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
A atividade iniciou-se em contexto de sala de aula, por uma sensibilização dos alunos pelos professores de ciências naturais sobre os conceitos de espécie nativa, exótica e invasora.
Seguidamente efetuou-se uma saída de campo no dia 5 de abril, onde os alunos realizaram duas atividades práticas:
• Sessão de esclarecimento efetuada pela Veterinária Municipal Nadia Marques sobre as Vespa velutina (identificação, reprodução e hábitos de vida envolvendo a sua interação com a Abelha, métodos de combate e construção de armadilhas) no Centro de Recolha Oficial dos Animais de Companhia da Câmara Municipal de Anadia.
• Sessão de irradicação da invasora Cortaderia selloana, por dois biólogos da Associação Bioliving acompanhada de esclarecimentos sobre a forma adequada de remoção da mesma evitando a disseminação das sementes.
Os alunos fizeram o registo fotográfico das duas atividades.
Já em contexto de sala de aula, os docentes discutiram com os alunos os impactos da atividade na sua aprendizagem, construíram um texto para legendar as imagens recolhidas durante a mesma.
A última fase do trabalho foi a construção do vídeo mobilizando os conhecimentos adquiridos na disciplina de TIC.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Para o combate às invasoras é fundamental promover a ciência cidadã e envolver toda a população no controle destas duas espécies.
A formação dos alunos é uma forma de alcançar os adultos envolvendo assim toda a comunidade educativa.
O envolvimento dos discentes foi fantástico e os impactos da ação estende-se à comunidade educativa.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Ficha de espécies invasoras em Portugal disponibilizada no site Invasoras.pt
Informação disponibilizada no site da associação bioliving (bioliving.pt)
Informação disponibilizada no site da câmara municipal de Anadia sobre a Vespa velutina (https://www.cm-anadia.pt/pages/990)
Folheto Flora Invasora do ICNF

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
O tema está relacionado com as seguintes aprendizagens essenciais de ciências naturais do 8.ºano de escolaridade:
 Explica o modo como a poluição, a desflorestação, os incêndios e as invasões biológicas pode afetar os ecossistemas
 Discutir medidas que diminuam os impactes das catástrofes de origem natural e antrópica nos ecossistemas em geral, e nos ecossistemas da zona envolvente da Escola em particular.
 Discutir opção para a conservação dos ecossistema e o seu contributo para as necessidades humanas.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Quando uma exótica se transforma numa invasora.

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.