Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Colégio D. Duarte (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Ação de Limpeza de Praia (Praia do Carneiro - Porto)

Breve descrição da ação:
A ação foi promovida pela Câmara Municipal do Porto e contou com a colaboração dos alunos do 9º ano do Colégio D. Duarte. Inicialmente o projeto foi apresentado ao alunos de 9º ano na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, onde os alunos fizeram, individualmente, e uma planificação de ações que consideravam importantes serem desenvolvidas para preservar e/ou regenerar a Biodiversidade. Após a avaliação e análise dos planos, que seguiram as orientações do formulário, foi decidido que uma das ações que teria maior impacto seria a limpeza de uma praia, associada aos grandes prejuízos dos plásticos para a vida marinha e para toda a cadeia alimentar associada. Os alunos trabalharam, também na elaboração de cartazes sobre os plásticos nos oceanos e paralelamente foram estabelecidos contactos com a câmara do Porto, que desenvolveu uma ação conjunta com as Eco-Escolas que estavam envolvidas em vários projetos associados à mesma problemática. Assim, para além da ação em si, foi também desencadeada uma campanha de sensibilização e o tema foi também trabalhado na disciplina de espanhol.

Intervenientes:
Alunos do 3.º ciclo (9.º A), disciplina de Cidadania e Desenvolvimento

Data de realização:
10 de maio de 2022

Local de realização:
Praia do Carneiro (Porto)

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Conhecer os perigos dos plásticos e lixos marinhos para a biodiversidade marinha;
Sensibilizar os alunos e a comunidade para os perigos e consequências da não separação de resíduos e da sua colocação inapropriada no ambiente;
Incentivar os alunos a desenvolver boas práticas ambientais relativamente aos resíduos marinhos.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
- Apresentação do projeto Biodiversidade – preservar e regenerar à turma de 9º ano na disciplina de Cidadania e desenvolvimento;
- Planificação individual da ação, tendo por base o formulário da memória descritiva.
- Pesquiza sobre o tema com objetivo de ser desencadeada uma campanha de sensibilização sobre a poluição dos oceanos.
- Construção de cartazes sobre os lixos marinhos.
- Exposição no dia da Terra /dia Eco-Escolas/Global Action Days.
- Contacto com as entidades locais, Câmara municipal do Porto, de forma a proceder às diligências formais exigidas.
- Colaboração na preparação da ação desencadeada pela Câmara municipal do Porto (definição do local, coordenação com a Direção do colégio, Informação e pedido de autorização aos Encarregados de Educação).
- Desenvolvimento da ação com reflexão prévia e orientação dos alunos pelos técnicos da câmara e professora orientadora.
- Recolha de dados e reflexão sobre o tipo de resíduos, forma como foram encontrados e dos seus perigos para a vida marinha.
- Trabalho na disciplina de Espanhol sobre a temática e a ação desenvolvida.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Número e qualidade dos cartazes produzidos sobre lixo marinho – foram realizados 5 cartazes que estiveram expostos no dia da Terra.
Tipo de lixo marinho recolhido – os resíduos recolhidos pelos alunos do Colégio na praia do Carneiro no Porto, durante a ação de limpeza, eram essencialmente plástico mas já muito fragmentado e envolvido nas algas o que permitiu constatar a facilidade com que poderiam ser ingerido pelos seres vivos.
Quantidade de lixo recolhido – 4 Kg de plástico, 0,5 Kg de papel e 0,5 Kg de vidro (esta contagem é só do nosso grupo, pela proximidade da ação ao prazo de submissão não temos, ainda os valores totais da ação).

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
- Exploração do enquadramento teórico do projeto fornecido pelo programa Eco-Escolas.
- Introdução ao tema com a visualização de um vídeo da Escola virtual, inserida na disciplina de Cidadania e desenvolvimento – Educação Ambiental – água, “Invasão dos plásticos – Oceanos: vamos ter mais plásticos do que peixes?”, Expresso, 2017, https://expresso.sapo.pt/;
- Pesquisa individual dos alunos em diversas fontes que abordavam a problemática dos lixos marinhos, como base para a campanha de sensibilização.
- Técnicos ambientais da câmara do Porto

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
- Cidadania e desenvolvimento – Educação Ambiental
- Ciências naturais – revisão das temáticas de 8º ano - Equilíbrio dinâmico dos ecossistemas e sustentabilidade e catástrofes naturais e antrópicas.
Espanhol – problemas ambientais

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Se todos os plásticos chegarem ao mar, o Mundo irá acabar!!!

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.