Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Colégio D. Dinis (Porto) (Porto)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Incrementar a Literacia em Biodiversidade

Breve descrição da ação:
As dinâmicas de grupo consistem geralmente em atividades interativas, permitem gerar e desenvolver um ambiente inclusivo de ensino e aprendizagem e um sentimento de pertença ao grupo turma, através da criação de oportunidades de comunicação para todos os intervenientes. Assim, os objetivos deste projeto tiveram por base as competências da disciplina de Biologia do 12º ano, o perfil do aluno no final da escolaridade obrigatória, os objetivos do desenvolvimento sustentável (13,14, 15), as metas de Aichi e pretendeu-se estimular aprendizagem sobre a biodiversidade regional e local, no sentido de incrementar a Literacia em Biodiversidade dos discentes.Nesse sentido, foi realizada uma atividade outdoor com vista atingir os objetivos pretendidos. Para além desta, foram realizadas outras ações como a realização de pesquisas científicas que culminaram na realização de posters científicos sobre a temática em estudo "Biodiversidade: Preservar e Recuperar" e sua posterior divulgação.

Intervenientes:
Alunos do 12º ano que frequentam a disciplina de Biologia

Data de realização:
Meses de Abril e Maio

Local de realização:
Parque de Serralves

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A ideia de que a Educação, numa lógica de educação ao longo da vida, constitui um dos principais motores da construção de um futuro sustentável e é, pois, uma perspetiva cada vez mais amplamente divulgada partilhada e acarinhada. No presente, a biodiversidade global está a passar por mudanças rápidas, marcadas por declínios globais na distribuição de espécies e populações combinadas com perda de grandes áreas de habitat natural. A crescente perda de biodiversidade, a degradação generalizada dos serviços de ecossistema e dos recursos naturais, associadas ao não cumprimento das metas globais de biodiversidade para 2020, colocam desafios maiores ao nível científico e societal. Antes de nos preocuparmos em chamar a atenção dos discentes para a importância e problemáticas em torno da Biodiversidade, é premente que estes conheçam o termo, e outros afins, Serviços de Ecossistemas, Conservação e que compreendam o seu real alcance, nomeadamente no que concerne à Biodiversidade que constitui os ecossistemas, assim como, a ação modeladora do Homem sobre a Paisagem. Conservar a biodiversidade local é uma necessidade essencial. A escola pode desempenhar, aqui, um bom papel, pois pode incrementar a sua literacia em biodiversidade, através de metodologias ativas, onde possam desenvolver um espírito crítico, refletirem e analisarem a informação de modo a mudar as suas atitudes bem como os comportamentos face ao ambiente.
Cabe à geração do presente criar as oportunidades com vista a uma educação que desenvolva competências ambientais no que se refere aos “atores” do futuro. Como cidadãos do presente e do futuro, os jovens devem aprender a tomar decisões relativas ao ambiente e a estar conscientes no que concerne à tomada de certas decisões políticas que podem ter graves consequências ambientais, nomeadamente no que concerne à biodiversidade.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
O trabalho desenvolvido passou por diferentes etapas, em primeiro lugar foram propostos vários temas a trabalhar, o escolhido foi a biodiversidade local. Em seguida foram delineados os objetivos a serem atingidos com o projeto. Os alunos foram divididos por grupos de dois ou de três e cada um deles desenvolveram várias dinâmicas, que passaram pela planeamento da visita outdoor, realização de pesquisas científicas e elaboração de posters que permitiram mobilizar os conhecimentos adquiridos, áreas de competência do perfil dos alunos relacionadas com o bem-estar, a saúde e o ambiente, o relacionamento interpessoal e o desenvolvimento pessoal e da autonomia, dotando os alunos de ferramentas para o exercício de uma cidadania ativa. Desenvolveram e mobilizaram também competências relacionadas com a aprendizagem, nomeadamente de saber científico, técnico e tecnológico e que foram aplicadas durante a lecionação dos conteúdos científicos relacionados com a temática escolhida. Seguidamente os trabalhos foram expostos e divulgados aos pares.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os resultados obtidos foram muito positivos pois os alunos aumentaram o seu conhecimento sobre a biodiversidade regional e local. Consciencializaram a comunidade escolar para a conservação da Biodiversidade local. Ficaram conscientes da influência do Homem na conservação da Biodiversidade de forma a vivermos e agirmos de modo sustentável. Sensibilizaram e informaram a comunidade educativa para o impacto da degradação da biodiversidade e para adotarem novos comportamentos que contribuam para a sustentabilidade do Planeta.Desenvolveram competências diversas que incrementaram a sua Literacia em Biodiversidade.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
- Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória ;
- Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola,
- Objetivos do desenvolvimento sustentável
- Tese de doutoramento: "Biodiversidade, Serviços de Ecossistema, Ecologia da Paisagem e Biologia da Conservação: Transposição Didática e Conceções do Corpo Docente e Discente".
- Manual adotado: "Terra, Universo de Vida, 12º ano"
- Atividades práticas em Ciência e Educação Ambiental.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
O trabalho foi articulado com os conteúdos programáticos da disciplina de biologia do 12º ano, concretamente a unidade "Preservar e Recuperar ao Meio Ambiente". Para além do mencionado foi ainda articulado com o projeto Eco-Escolas, atividade "Biodiversidade: Preservar e Recuperar".

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Recicle a sua mente, preserve o ambiente.

Link do vídeo:

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