Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Jardim de Infância Beatriz Costa - Charneca (Mafra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Cadernos naturalistas

Breve descrição da ação:
i) cadernos naturalistas, nos quais as crianças fazem colagem de fotografias, organização de plantas prensadas, desenhos do que observam, coleções de sementes recolhidas, …)
ii) Land Art: conhecer a arte que pode fazer-se com a natureza e os artistas que a desenvolvem; máscaras de carnaval inspiradas nas cores da primavera, usando formas
iii) Explorar livros diversos (de artistas)
Material necessário: prensa, caderno, lápis de carvão, lápis de cor, base para desenho, binóculos, caixas-lupa, caixa de primeiros socorros, gravador/telemóvel, máquina fotográfica, livros, computador
Estratégias:
- passeios na localidade, recolha de amostras (folhas, sementes), recolha de insetos, recolha sonora do canto dos pássaros ou dos insetos
- Consulta de imagens e livros
- Usar a aplicação "Plant Snap"
- Usar a app Chaterpix
Metodologia: descoberta, pesquisa (manuais, internet), registos gráficos, comparações e “estudo” de características
Competências a desenvolver:
- conhecimento dos diversos tipos de plantas e sementes,
- identificação de árvores;
- identificação de insetos e pássaros;
- capacidade de observação e registo
- capacidade de estabelecer comparações com os elementos naturais de outro país

Intervenientes:
Crianças deste jardim de infância+ Alunos de uma escola das Canárias

Data de realização:
Ao longo do 2º e 3º período

Local de realização:
Na escola, no pátio

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Apresentação dos cadernos naturalistas (digitalizações), vídeos das saídas de campo, apresentação em Padlet dos trabalhos desenvolvidos
Resultados esperados (desenvolvimento de competências dos alunos e professores):
- maior conhecimento científico;
- maior capacidade de catalogação e organização de conteúdos;
- maior capacidade de compreender o que nos rodeia
- maior capacidade de estabelecer comparações
Avaliação e monitorização:
- registos gráficos e fotografias que evidenciam o desenvolvimento do projeto

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
No final do projeto, os alunos deverão:
- conhecer as características gerais dos insetos e pássaros locais, autóctones
- identificar formas das folhas das árvores autóctones;
- observar maior número de detalhes e saber descrever o que observam
- aperfeiçoar a capacidade de representação gráfica
- conseguir apresentar as suas descobertas, o que observaram
- Conhecer formas artísticas de explorar a natureza

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Saídas de campo para recolha de amostras (folhas, flores, penas de pássaros, sementes);
Prensagem de folhas e flores
Pesquisa de informação acerca do material recolhido
Organização, no caderno, dos materiais
Definição de um código de conduta:
- Definição de regras para ser um bom amigo da natureza
- Definição de cuidados a ter na manipulação de elementos naturais, insetos
- Definição de respeito pela capacidade gráfica de cada criança
- Definição de respeito pelo património natural de cada parceiro

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Livros: "Como ser um explorador do Mundo"; "Caderno do bicho do mato"

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Formação Pessoal e Social
- Gosto por mostrar e falar do que faz, de comunicar o que descobriu e aprendeu;
- Manifestação de curiosidade pelo mundo que a rodeia, formulando questões sobre o que observa.
- (respeito pela natureza)
Conhecimento do Mundo
- Explorar luz e sombra (experiências)
- Conhecer métodos de conservação e organização de folhas
Expressões e Comunicação
- Desenvolver a capacidade gráfica
- Explorar a obra de arte como forma de aprendizagem de técnicas e como fonte de conhecimento científico

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Para respeitar é preciso conhecer!

Link do vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.