Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Jardim de Infância de Jancido (Gondomar)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Bio diversidade em Jancido (placar,elaboração de animais e pesquisa)

Breve descrição da ação:
Pesquisa envolvendo a comunidade educativa sobre a bio diversidade que existe em Jancido.
Elaboração de animais pelas crianças e famílias recorrendo a material de desperdício e construção de um painel representativo dessa diversidade .

Intervenientes:
Crianças,familias,educadoras,funcionarias e restante comunidade Educativa.

Data de realização:
Durante o meses de abril/maio

Local de realização:
Espaço do JI de Jancido

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Dar conhecimento a toda a comunidade educativa, da fauna e flora, existente á nossa volta. Foi interessante que após as pesquisas algumas famílias não sabiam da existência de uma diversidade rica.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Conversa com as crianças sobre os animais que conheciam
Proposta de pesquisa a realizar em casa com a família e no JI.
Recolha de informação
Registo de que animal queriam reproduzir e material a usar.
Elaboração de Placard da Biodiversidade

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Maior conecimento por parte das crianças por todo o que as rodeia;
Respeito pelos animais e plantas.
São mais cuidadosos e apresentam uma atitude critica.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Associação dos Amigos dos Moinhos de Jancido;
Pesquisas na Internet.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Esta atividade foi articulada com todas as áreas curriculares do Pré escolar:
Formação pessoal e social;
Área das expressões;
Área do Conhecimento do Mundo.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
SE TODOS COLABORARMOS O NOSSO AMBIENTE VAMOS PROTEGER.

Link do vídeo:

https://vimeo.com12345678/