Escola Básica de São Pedro da Cova (Gondomar)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ação realizada:
Reflorestação do jardim da escola e reciclagem
Breve descrição da ação:
A presente ação consiste na plantação de árvores autóctones (oliveiras, azevinho, carvalhos..), no intuito de oferecer uma prenda (árvore ) ao nosso planeta Terra, que se encontra doente e mal tratado pelo Homem..
Esta atividade foi realizada no final do primeiro período, 15 de Dezembro, de modo que os alunos oferecessem uma prenda de natal (árvore) ao nosso planeta. Neste seguimento foram plantadas várias árvores autóctones no jardim da escola. Os alunos abriram buracos para a plantação das árvores e no final regaram-nas, sendo responsáveis em tratar e cuidar das mesmas.
Foram elaborados pelos alunos vários ecopontos e distribuídos pela escola, para a separação dos resíduos. Os ecopontos destinam-se a promover o aumento da separação selectiva dos resíduos e incentivar a economia circular, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente e biodiversidade.
Os alunos realizaram vários slogans e distribuíram pela escola, para alertar à poupança da água, nas práticas do dia-a-dia.
Realizaram uma exposição para sensibilizar a comunidade dos impactes ambientais dos têxteis e roupas na degradação dos ecossistemas, problema presente na escola com o depósito de roupas no pinhal próximo da escola.
Intervenientes:
Professores de Ciências Naturais, outros professores e professores de Educação visual. Alunos do agrupamento para a sensibilização e dinamização-7ºB e do eco-escola.
Data de realização:
A 17 de dezembro 2021 até abril de 2022
Local de realização:
Jardim da escola EB 2,3 de São Pedro da Cova, Gondomar
Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Como a escola se encontra numa região em que existe frequentemente incêndios e recentemente várias árvores (mais de 50 árvores) da escola foram abatidas. Os alunos sugeriram a reflorestação do jardim com árvores autóctones, sendo estas estreitamente importantes para aumentar a qualidade do ar, fixar o solo, enriquece-lo em nutrientes, dar humidade e criar habitat para as diferentes espécies.
Também elaboraram vários eco pontos e slogans de poupança de água ao longo dos meses, para a comunidade tornar como prática diária a separação dos resíduos nos diferentes eco-pontos e alertar para a economia do consumo de água. Os recursos naturais são de extrema relevância para a manutenção dos ecossistemas, daí ser fundamental a reciclagem, evitar o desperdiço de recursos naturais, preservar os ecossistemas e serviços
Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
As diferentes etapas foram:
- Foi divulgado o desafia deste projeto às turmas;
- Os alunos realizaram uma pesquisa, relativamente ao tipo de florestas endémicas e quais as espécies que gostariam que fossem plantadas.
- Os alunos elaboram, com diferentes materiais, vários eco pontos
- Os alunos pesquisaram documentos sobre a poupança de água, através de imagem e frases.
- Foi elaborada uma exposição sobre o impacte ambiental/ poluição da industria têxtil e roupa
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
A escola ficou reflorestada, com maior biodiversidade.
Os alunos ficaram mais sensíveis para a importância das florestas, adquirirem práticas para economizarem a água, continuarem a separar os resíduos e alertarem os alunos para os impactes ambientais dos resíduos nos ecossistemas.
As turmas envolvidas foram responsáveis na manutenção das árvores com a rega, preservação das mesmas, separação dos resíduos e economia da água.
Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
https://www.icnf.pt/
https://invasoras.pt/
https://www.lpn.pt/pt/conservacao-da-natureza/programa-florestas
https://serrasdoporto.pt/
https://www.suldouro.pt/
https://www.adp.pt/pt/
https://www.adp.pt/pt/?id=61&img=9&bl=2
https://estudoemcasaapoia.dge.mec.pt/recurso/estacao-de-tratamento-de-agua-eta
https://www.natgeo.pt/meio-ambiente/2021/05/replant-o-projeto-que-nasce-em-defesa-da-floresta-portuguesa
Fernandes, Francisca e al. (2003). Portugal botânica de A a Z. editora Lidel.
Bruun Bertel e al. (2002). Árvores de Portugal e Europa.(3º edição) , Editora FAPAS.
Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais foi trabalhado no 8º ano na temática- Perturbação do equilibro dos ecossistemas; Gestão sustentável dos recursos; ao nível de 7º ano - Geologia e a sustentável da vida na Terra. Em Educação Visual a elaboração dos cartazes e exposição. Os alunos trabalharam com a plataforma wondershase Filmora ,de multimédia, elaboram o vídeo.
Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Vamos dar uma Prenda ao Planeta e para o Preservar precisamos de Reciclar.
Link do vídeo:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.