Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal (Vila de Rei)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Ação de reflorestação no município

Breve descrição da ação:
A ação consistiu na plantação de espécies autóctones (carvalhos e castanheiros), comemorando os Dias da Floresta Autóctone e da Árvore.
Esta atividade foi realizada em parceria com o Município de Vila de Rei e com o Médio Tejo que contribuíram com as árvores, abertura dos buracos para a plantação com máquina escavadora, substrato e fertilizante biológico, para a plantação que decorreu no jardim da Escola.
A realização desta atividade surge como medida de recuperação da floresta no Município, dado que tem sido frequentemente destruída pelos incêndios. Esta teve início na Escola e alargar-se-á a outros pontos do concelho, afetados pela catástrofe dos incêndios.
A ação ainda não está concluída, terminará com a participação da turma do 8ºA na reflorestação do Parque da Ribeira e junto a algumas das praias fluviais, ainda no presente ano letivo.

Intervenientes:
Professores de Ciências Naturais, Português e Multimédia
Alunos do Agrupamento- sensibilização e dinamização feita pela turma do 8ºA/Eco-Escolas

Data de realização:
23 de novembro de 2021 e 21 de março de 2022

Local de realização:
Jardim da escola sede do Agrupamento

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Dada a frequência com que os incêndios destroem a floresta em Vila de Rei, e dada a importância que esta tem a vários níveis, nomeadamente ao nível da qualidade do ar, enquanto habitat para vários seres vivos, considerou-se de vital importância recuperar as áreas ardidas e que ainda não foram reflorestadas. Esta ação permitirá obter uma nova floresta (sucessão ecológica secundária), com espécies endémicas, local onde as cadeias alimentares se poderão restabelecer de forma equilibrada. As espécies escolhidas para a reflorestação também permitirão que, se alcançadas pelo fogo, tenham uma combustão mais lenta, o que auxiliará no combate e controlo do mesmo.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Inicialmente foi divulgado o desafio junto da turma pelas docentes.
Posteriormente foi feita a pesquisa relativamente ao tipo de floresta endémica e quais as espécies que poderiam ser plantadas (no âmbito da disciplina de Ciências Naturais).
Foram estabelecidos contactos com o Médio Tejo e Município para uma parceria no fornecimento das árvores, substrato, fertilizante e disponibilidade para a escavação dos buracos.
Foi feita uma ação de sensibilização pelos alunos em cada turma.
Posteriormente, foi feita a calendarização da atividade.
A atividade realizou-se com as várias turmas em dias diferentes, de acordo com a calendarização feita.
Foi elaborada uma notícia da atividade (no âmbito da disciplina de Português), divulgada na página do Agrupamento.
A turma organizou informação acerca das causas, consequências e medidas para diminuir o impacto causado pelos incêndios, num PADLET sobre as catástrofes que afetam o equilíbrio dos ecossistemas.
Na disciplina de Português foi feita a preparação do texto da reportagem e a divulgação junto das outras turmas.
Na disciplina de Multimédia construíram o vídeo, utilizando as fotos de Vila de Rei e da atividade realizada, bem como os testemunhos recolhidos pelos alunos.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
O jardim da escola ficou reflorestado, com maior biodiversidade (não existiam árvores das espécies plantadas).
Os alunos ficaram mais sensíveis para a importância da floresta, dado que maioritariamente, experienciaram a situação, sentindo diretamente o impacto do último grande incêndio (2017). Os alunos viram os animais que morreram, cujo habitat era a floresta. Estes tomaram conhecimento que a reflorestação não pode ser realizada com qualquer espécie, pois existem espécies com características que as tornam mais vantajosas.
As turmas envolvidas na ação têm-se mostrado progressivamente, responsáveis pela sua árvore, cuidando dela através da sua rega nos períodos em que não chove.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
https://ecoescolas.abae.pt/
http://www.cm-viladerei.pt/
https://florestas.pt/noticias-e-agenda/floresta-e-aposta-estrategica-para-o-plano-de-recuperacao-economica-de-portugal/
https://poseur.portugal2020.pt/media/4140/plano_nacional_defesa_floresta_contra_incendios.pdf
https://www.invasoras.pt/especies-invasoras-portugal
https://flora-on.pt/?q=endemismos

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais foi trabalhada a temática das perturbações o equilíbrio dos ecossistemas, destacando a questão das espécies invasoras e dos incêndios como exemplo. Foi também tratado o conceito de sucessão ecológica secundária, fazendo a distinção com as sucessões ecológicas primárias.
No âmbito da disciplina de Português foi trabalhada a reportagem e o texto publicitário.
Na disciplina de Multimédia foi trabalhada a construção e edição de vídeo.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Vamos reflorestar e a nossa floresta recuperar!

Link do vídeo:

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