Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos

Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos (Fafe)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Construção de um Hotel para Insetos #check-in(setos)

Breve descrição da ação:
Na sequência da inscrição no concurso foram debatidas, com os alunos, possíveis ações que proporcionassem, em contexto escolar, a preservação/regeneração da biodiversidade. A ação central eleita foi a construção de um Hotel para Insetos, mas para isso foi essencial proceder a uma pesquisa detalhada e à definição das várias tarefas a realizar. Desta forma, a execução deste trabalho assumiu-se, desde logo, como uma interseção de aprendizagens de diferentes disciplinas em que se desenvolveriam percursos pedagógicos com destaque para o trabalho prático, desenvolvimento de pesquisa, debate, análise, trabalho colaborativo e de partilha, consolidação das aprendizagens (através da ligação da teoria à prática) e, neste caso, criação de um artefacto. Pela sua natureza, ficou determinado, em conselho de turma, que esta atividade seria trabalhada nos Domínios de Autonomia Curricular (DAC) nas turmas do 8.º ano.
De acordo com o Decreto-Lei n.º 55/2018, os DAC constituem uma opção curricular de trabalho interdisciplinar/articulação curricular. O trabalho em DAC tem por base as Aprendizagens Essenciais com vista ao desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Intervenientes:
Alunos das turmas A e B do 8.º ano do colégio A.C.R. de Fornelos e respetivos professores

Data de realização:
De 22 de março de 2022 a 11 de maio de 2022

Local de realização:
Colégio A.C.R. de Fornelos (perto da horta escolar)

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Uma vez que o colégio possui espaços ajardinados, alguma área florestal e se encontra a desenvolver uma pequena horta biológica, em debate, os alunos entenderam que seria proveitosa a instalação desta estrutura, no sentido de proteger estes organismos e uma vez que poderia até constituir-se benéfico para impulsionar a polinização, processo fundamental à reprodução das plantas. Além disso, foi mencionada a problemática da ameaça às abelhas e a importância dos insetos em geral para o normal funcionamento dos ecossistemas e do seu papel fundamental para os vários serviços dos ecossistemas.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
- Inicialmente foi realizado um brainstorming na aula de Ciências Naturais para se decidir o projeto a realizar. Foi debatida a sua importância para a preservação e regeneração da biodiversidade, definiram-se as disciplinas a envolver na sua realização e procedeu-se ao levantamento dos materiais necessários. Posto isto, os alunos realizaram uma pesquisa sobre a importância destes seres vivos, que materiais usar na criação da estrutura e que local seria mais apropriado à sua instalação. Para isso, os alunos decidiram consultar o professor de Geografia.
Resultaram, da pesquisa efetuada, cartazes de sensibilização para a importância dos insetos a expor na entrada do 2.º/3.º ciclo, para toda a comunidade educativa tomar conhecimento (podem ser consultados online na seguinte ligação https://padlet.com/sofianovais1/ym4615d942rydanj).
- Na disciplina de Matemática foi realizada a construção de uma maquete da estrutura em 2D, com auxílio da ferramenta digital GeoGebra
- Na disciplina de História foi visualizado um documentário ilustrativo da importância dos insetos.
- Foram adquiridas pelo colégio as tábuas, de pinho não tratado, o verniz à base de água (para não afetar os insetos) e recolhidas pelos alunos canas de bambu, galhos de árvores e pinhas.
- Em período não letivo, e de acordo com as medidas previstas na planificação, foram cortadas as tábuas, as canas de bambu e os troncos e, com a ajuda dos professores de Ciências Naturais e de Português foi montada a estrutura.
- Na disciplina de Português foi definido o slogan a apresentar - #check-in(setos)
- Nas disciplinas de Língua Estrangeira, Inglês e Espanhol, traduziu-se o slogan para as respetivas línguas metas: Check-in(sects) e Llegada-in(sectos).
- Na aula de Ciências Naturais resultaram, da pesquisa efetuada, cartazes de sensibilização para a importância dos insetos (podem ser encontrados na seguinte ligação https://padlet.com/sofianovais1/ym4615d942rydanj).
- No âmbito da disciplina de Educação Visual, os alunos procederam ao envernizamento da estrutura e ao registo, na tábua central, de informações acerca do projeto bem como o slogan, através de um pirogravador.
Ressaltamos que todos os materiais e técnicas utilizadas tiveram como objetivo constituírem-se inofensivas para os seres vivos.
- Na aula de Ciências Naturais e sob orientação das professoras de Ciências Naturais, Espanhol e Físico-Química, foi redigida a memória descritiva.
- Na disciplina de Físico-Química foi atribuído um inseto a cada grupo (cigarra, abelha, vespa e libélula). Posteriormente, os alunos teriam de realizar uma pesquisa acerca da fonte sonora, a frequência e a razão pela qual realizam os zumbidos característicos de cada espécie, ficando ao critério de cada grupo a ferramenta de apresentação (vídeo, PPT, póster)
- Na disciplina de Geografia os alunos, com a ajuda do professor, realizaram o estudo da melhor orientação geográfica para a instalação do Hotel. Após pesquisa de campo, e recorrendo a uma bússola, os alunos chegaram à conclusão que o mesmo deveria ser direcionado, preferencialmente para o ponto cardial SUL, de modo a obter uma maior exposição solar e proteção dos ventos frios do norte/noroeste que são predominantes nesta região. Após estudo mais detalhado e sob orientação do docente, a orientação foi ligeiramente alterada.
Finalmente e a propósito da importância das abelhas, em particular, foi realizada como atividade complementar, durante a interrupção letiva (dia 11 de abril de 2022), um workshop de criação de embalagens ecológicas em tecido com cera de abelha. Resultaram 14 embalagens com diferentes padrões e tamanhos (https://www.facebook.com/acrdefornelos/posts/504762841306723 ).

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Criação de um Hotel para Insetos e sua instalação. Consciencialização dos alunos acerca da importância dos insetos e do seu papel preponderante na manutenção da biodiversidade e na produção de matérias primas.
Com o desenvolvimento deste projeto, os alunos tiveram a oportunidade de aplicar conceitos matemáticos, geográficos e estéticos à prática e à natureza. Aprenderam mais sobre os insetos, tomaram conhecimento de algumas curiosidades e reconheceram, em contexto de campo, a sua importância, tendo por base os conteúdos programáticos debatidos nas aulas das disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
- Jeunesse, A;Tradução: Elisabete Ramos (2015) “Inventário dos Insetos”. Edição original “Inventaire illustré des insectes” Kalandra Editora.
- Salsa, J.; Guimarães, O. & Cunha, R. (2018). CienTIC. Manual de Ciências Naturais (8.º ano). Porto: Porto Editora.
- Atividade experimental “Hotel de insetos” proposta pelo Centro de Ciência Viva – acedido em 21/03/2022, disponível em https://webstorage.cienciaviva.pt/public/pt.cienciaviva.io/recursos/files/centro_recursos_cienciaviva_hotel_insectos_04-03-2019_6419484705c9b7.pdf4
- Matemática e favos de mel. acedido em 21/03/2022, disponível em: https://tribunaalentejo.pt/artigos/matematica-e-favos-de-mel?fbclid=IwAR2o24BpCy0BGwV0YT1oo0-tODeIt6aHUF6xu7P83IeKSmGfPIMEKhIFU54
- Hotel de insetos: manual de construção, acedido em 21/03/2022, disponível em https://www.pegadasguimaraes.pt/wp-content/uploads/2021/06/Hotel-de-insetos_v2_compressed-compactado.pdf
- Hotel de Insetos no Jardim Botânico de Lisboa – acedido em 21/03/2022, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=n5M5jmGD2aE
- Recurso Padlet criado pela docente de Ciências Naturais; acedido em 21/03/2022, disponível em https://padlet.com/sofianovais1/ym4615d942rydanj

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Foi claramente estabelecida a ligação com os conteúdos programáticos da disciplina de Ciências, nomeadamente no que respeita aos temas: Dinâmicas de interação entre seres vivos e o ambiente; Ação humana nas teias alimentares e nos ciclos de matéria e Gestão dos ecossistemas e desenvolvimento sustentável (particularmente no que respeita ao papel dos insetos nos vários Serviços dos Ecossistemas).
No âmbito da disciplina de Geografia foi desenvolvida uma atividade de geo-orientação da estrutura, utilizando para isso os conhecimentos adquiridos sobre os conteúdos lecionados, recorrendo a uma bússola. Esta ação insere-se no Capítulo “A Terra: estudos e representações” subtema- Localização relativa e formas de orientação.
Na disciplina de Matemática, trabalhou-se o conceito de escala gráfica, na medida em que os alunos tiveram de construir uma maquete de uma estrutura de grandes dimensões, através da ferramenta digital Geogebra. Também lhes foi possível compreender os diferentes polígonos regulares que podem pavimentar um plano. Este projeto também lhes permitiu estudar as características de um hexágono regular e determinar o comprimento da medida do lado hexágono, tendo em conta o comprimento e a largura da estrutura no seu todo, através do uso do Teorema de Pitágoras.
Na área das Línguas (Espanhol e Inglês), foi efetuada a tradução do slogan, não se justificando o seu posicionamento num conteúdo curricular específico.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
#check-in(setos)

Link do vídeo:

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