Escola EBI Mário Beirão (EB 2,3) (Beja)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ação realizada:
Construção de ninhos e bebedouros para as aves
Breve descrição da ação:
Construímos ninhos e bebedouros para as aves com a reutilização de materiais
Intervenientes:
Todas as turmas de 5º ano de escolaridade da escola Básica Mário Beirão
Ciências naturais e matemática 2º ciclo
Educação visual e tecnológica do 2º ciclo
Clube de fotografia
Cidadania
Data de realização:
dias 22, 23 e 24 de março
Local de realização:
Escola Mário Beirão- Beja
Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
• Caracterizar alguma da biodiversidade existente a nível local, regional e nacional, apresentando exemplos de relações entre a flora e a fauna nos diferentes habitats;
• Relacionar os regimes alimentares de alguns animais com o respetivo habitat, valorizando saberes de outras disciplinas;
• Formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação.
Valorizar as áreas protegidas e o seu papel na proteção da vida selvagem
Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Sensibilização das turma para a temática.
• comunicar uni e bidirecionalmente;
• desenvolver ações de resposta, apresentação e iniciativa;
• desenvolver ações de questionamento organizado
• considerar o feedback dos pares para melhoria ou aprofundamento de saberes;
• reorientar o seu trabalho, individualmente ou em grupo, partindo da explicitação de feedback do professor;
• colaborar com outros, apoiar terceiros em tarefas;
• assumir responsabilidades adequadas ao que lhe for pedido;
• organizar e realizar autonomamente tarefas;
• assumir e cumprir compromissos, contratualizar tarefas;
• apresentar trabalhos com auto e heteroavaliação;
• dar conta a outros do cumprimento de tarefas e funções que assumiu.
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
• Conhecer alguma da biodiversidade existente a nível local, regional e nacional, apresentando exemplos de relações entre a flora e a fauna nos diferentes habitats;
• Relacionar os regimes alimentares de alguns animais com o respetivo habitat, valorizando saberes
• Formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação.
• Valorizar as áreas protegidas e o seu papel na proteção da vida selvagem.
• promover um processo de consciencialização ambiental, de promoção de valores, de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais.,
• Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.
• Desenvolver persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática no percurso escolar e na vida em sociedade.
• O aluno é capaz de trabalhar para a conservação da biodiversidade em sua área.
• O aluno é capaz utilizar sua voz de forma eficaz nos processos de tomada de decisão para ajudar as áreas urbanas e rurais a se tornarem mais permeáveis à vida animal
Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Recursos
Materiais recolhidos pelos alunos( garrafas, garrafões, embalagens de plástico, rolhas de cortiça, lãs, …)
Colas
Folhas da árvores e plantas secas;
comida para aves;
papel
Avaliação
• Participação dos alunos
• Qualidade do projeto do ninho/ comedouro
• Interesse pela temática
• responsabilidade
• Avaliação no final – consecução do projeto
Manuais escolares
pesquisa na internet
Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
X Pensamento Crítico e pensamento criativo
X Raciocínio e resolução de problemas
X Saber científico, técnico e tecnológico
X Relacionamento Interpessoal
X Desenvolvimento pessoal e autonomia
X Bem-estar, saúde e ambiente
X Sensibilidade estética e artística
X Consciência e Domínio do Corpo
Pontos fortes: Forte integração de saberes; espírito de iniciativa e de organização dos alunos; exploração e análise de situações diversas.
Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Vamos preservar a biodiversidade!
Link do vídeo:
https://view.genial.ly/629492fd4160220011e36a8e/video-presentation-photographs-video-presentation