Escola EB 2,3 de Boticas (Boticas)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ação realizada:
Limpeza do rio Terva e área envolvente
Breve descrição da ação:
No âmbito da Educação para a Cidadania e Desenvolvimento, Eco-escolas e Ciências Naturais, após a abordagem do tema proteção ambiental e medidas de promoção e proteção da biodiversidade animal e vegetal, planificou-se e preparou-se uma sáida de campo para realizar a limpeza do rio Terva, afluente do Rio Tâmega.
Os alunos e professores muniram-se de sacos para lixo e partiram para a recolha de todo o tipo de plásticos e embalagens.
Ao longo dos 6km de percurso tivemos também a oportunidade de erradicar algumas mimosas(plantas invasoras) que vão infestando um montado de sobreiros e a grande mancha de pinheiro bravo.
Intervenientes:
Professores e alunos do 2º ciclo.
Data de realização:
22 de março de 2022
Local de realização:
Boticas
Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Proteção dos solos;
Proteção da biodiversidade do rio Terva e Tâmega;
Sensibilização para a erradicação de plantas invasoras(mimosas);
Fomentar a importância de recolher o lixo à beira do rio;
Proteção da qualidade da água.
Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
metodologia do projeto.
Os alunos, através do trabalho de pesquisa, fizeram o levantamento das principais causas e das consequências da destruição dos habitats e da biodiversidade animal e vegetal.
Elaboraram power points e posteriormente um paddlet com os trabalhos de grupo.
Em Cidadania e desenvolvimento debateram-se possíveis ações que poderiam levar a cabo a proteção da biodiversidade local.
Em Educação Tecnológica os alunos com as embalagens recolhidas construíram vasos que serviram para ornamentar a hortabio.
Os 9º anos construíram ecopontos, recolheram embalagens e realizaram um vídeo de sensibilização de recolha de REE´S.
O pátio da escola foi decorado com motivos aquáticos com o intuito de sensibilizar toda a comunidade educativa para a proteção dos ambientes aquáticos e marinhos na decoração de sarjetas.
Realizou-se um desfile com temas alusivos ao mar com material reciclado.
Realizaram-se jogos de sensibilização sobre a reciclagem promovidos pela RESINORTE.
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Recolha de 12 sacos de lixo durante a saída de campo.
Realização de campanhas de sensibilização para a importância da reciclagem em todas as turmas do Agrupamento.
Reutilização do materiais dando nova vida às embalagens.
Articulação de aprendizagens entre as várias disciplinas com vista o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.
Trabalho colaborativo e partilha de ideias/estratégias entre docentes e alunos.
Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Manuais escolares, livros da biblioteca, sites.google.com/protecao-dos-habitats-para-preservar-a-biodiversidade/
hhtps://www.renovablesverdes.com/pt/contaminaciondelsuelo
sites da google
Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Articulação com Educação tecnológica e Educação Visual na utilização dos materiais reciclados construção dos vasos/fatos, sarjetas e maquetes;
Articulação com os conteúdos de Ciências Naturais na abordagem dos temas proteção dos solos, da água e da biodiversidade animal e vegetal.
Articulação com os conteúdos de Cidadania e desenvolvimento nos conteúdos relativos à educação ambiental.
Articulação com a disciplina de Matemática na construção do canteiro circular utilizando conceitos apreendidos.
Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Boticas um Oceano de Valores: o que cai no solo, cai no oceano.
Link do vídeo:
https://drive.google.com/file/d/1dw242c4eBQsTByjLrzIlXG33Wg2pSfLZ/view?usp=sharing