Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

BANDA DESENHADA

Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida (Nelas)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Prancha(s) de danda desenhada:

Memória descritiva:
DESAFIO – ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão
BANDA DESENHADA
2º escalão | 2º e 3º ciclo
Elaboração de uma História de Banda Desenhada
O desafio inserido na programação do projeto Eco escolas, que a nossa escola abraça desde há muito, foi lançado na turma do 6º B que, neste semestre, tem no seu plano semanal a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, consubstanciando a articulação em torno dos domínios previstos na Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola “Desenvolvimento sustentável” – “Educação ambiental”.
A atividade integrou-se numa sequência de atividades propostas aos alunos que, globalmente, tiveram como objetivos: aprender a ter um papel ativo para criar um mundo melhor e sustentável, adotar comportamentos de cidadania ativa - “Um por todos e todos por um” e observar e conhecer os problemas do mundo que nos rodeia para intervir.
Todas as atividades foram surgindo na forma de desafios, apoiados em material selecionado que permitisse aos alunos adquirir conhecimentos que se traduzissem em produtos expressão de habilidades, desenvolvimento de criatividade bem como expressão de consistência de atitudes.
Esta atividade foi introduzida na sequência de outras que pretenderam ajudar a aprender e CUIDAR DA CASA COMUM. Cada talento individual ajuda a mudar o NOSSO MUNDO. Observar, pensar e agir é preciso. Intervir e ser um cidadão ativo, contribuir com pequenas ações diárias para a construção de um mundo melhor, aprender a SER é possível … cada um tem de fazer a sua parte. Apresentados de forma breve os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável foi dado início à caminhada. Construir cantinhos de reciclagem nas nossas casas e ou no local de trabalho, participar num concurso de fotografia de cursos de água na nossa região, como poupar a água em tempo de seca extrema, noções de economia circular e consumo sustentável em articulação com a educação financeira … elaborar uma História de Banda Desenhada, inspirada na visualização do Vídeo da Geração Verdão, constituíram-se atividades propostas em jeito de desafios.
Os recursos de apoio foram disponibilizados no classroom da disciplina e, em sala de aula, explicitados alguns aspetos do regulamento, para que o produto final pudesse ser apresentado a concurso.
O produto final era um apelo a produzir um trabalho que representasse a aquisição de outras competências, de outros saberes, o desenvolvimento de outras capacidades de comunicação e linguagens e, simultaneamente, a materialização de valores e atitudes com impacto no futuro.
Depois, a resposta ao desafio.
Aqueles para quem a expressão artística na forma de desenho é um ponto forte atreveram-se. Pesquisar o material de apoio, planificar o trabalho, executá-lo, cumprir prazos, etapas de um processo que conduziu ao produto final.
Apresenta-se o trabalho das alunas: Carolina Maria da Silva Ramalho, nº 2; Cesarina Domingas Francisco, nº3 e Maria Leonor Oliveira da Costa, nº 11.
31.05.2022
Profª Cidadania e Desenvolvimento- Lúcia Ribeiro