Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

BANDA DESENHADA

Escola EB 2,3/S Padre António Morais de Fonseca (Murtosa)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Prancha(s) de danda desenhada:

Memória descritiva:
A partir da visualização do vídeo da Geração Verdão e da análise de outros materiais disponíveis no site geracaoverdao.pt os alunos familiarizaram-se com as preocupações ambientais relacionadas com a reciclagem e com o papel de cada um de nós na implementação da “política dos 3 R´S”.
Depois de apresentada a proposta de atividade “Projeto de Banda Desenhada Geração Verdão” na disciplina de Educação Visual, os alunos estudaram a linguagem da banda desenhada como meio de comunicação.
No desenvolvimento do projeto, elaboraram um guião com a história a contar nas duas pranchas, tendo em conta a descrição de cada vinheta, ações, planos e texto nos balões/ legendas ou cartuchos. Inspirados no vídeo visualizado pensaram também em mascotes que representassem o espírito da reciclagem. Fizeram vários esboços de ideias para as personagens e elaboraram as pranchas.
Foram utilizadas as seguintes técnicas: Desenho com lápis de grafite; uso da caneta preta fina para contorno e lápis de cor.
Os alunos acharam a proposta desafiante e envolveram-se com empenho e entusiasmo neste projeto.
Nome/ turma do aluno da banda desenhada selecionada:
Ricardo Santos Maravalhas – 6ºC
Esta BD foi inspirada na visualização do vídeo Geração Verdão tendo sido inicialmente elaborado um guião descritivo das mensagens a comunicar nas pranchas. Foram também realizados vários esboços de ideias para as personagens e cenários.
A ideia que se pretende transmitir é que cada um de nós pode contribuir para o processo da reciclagem e que pôr em prática a "política dos 3 R´s" depende da vontade de cada um de nós.
Utilizaram-se as seguintes técnicas: Desenho com lápis de grafite; uso da caneta preta fina para contorno e lápis de cor.