Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

BANDA DESENHADA

Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Prancha(s) de danda desenhada:

Memória descritiva:
Este projeto foi desenvolvido em articulação com a disciplina de Complemento de Educação Artística (engloba as disciplinas de Educação Visual e Tecnologias da Informação e Comunicação) e o clube Eco-Escolas. O desafio do concurso foi lançado às três turmas do 6.º ano. A sensibilização para o tema foi realizada recorrendo ao vídeo do projeto “Geração Verdão” e à pesquisa sobre o tema da economia circular.
A metodologia de trabalho foi estruturada em duas etapas: a planificação (etapa 1) e a execução (etapa 2). Na etapa 1, foram definidas as equipas de trabalho, compostas no máximo por 4 elementos, sendo um deles o líder da equipa. Os alunos escreveram a sua história e com base nesta elaboraram o guião da banda desenhada.
Na etapa 2, os alunos desenharam e pintaram, em formato papel, as vinhetas do guião (educação visual), tendo sido esta tarefa um trabalho divido entre os vários elementos da equipa. Por fim criaram a banda desenhada no software especifico para esta função, o StoryboardThat (Tecnologias de Informação e Comunicação).
A Banda Desenhada eleita dos 18 projetos executados foi realizada pelos alunos António Ferreira, Irís Silva, Simão Pires e Tomé Pereira, da turma do 6.ª B. Os alunos, nesta Banda Desenhada quiseram alertar, também, para o tema dos plásticos no mar, com os mergulhadores a encontrarem uma garrafa no fundo do mar, assim como a política dos 3R´s e a explicação do ciclo das embalagens. Utilizaram imagens da página da “Escola Geração Verdão” - https://geracaoverdao.pt/ para complementar a sua história.
Como podemos ver todos alunos participaram de forma ativa e empenhada neste projeto criando assim 18 bandas desenhadas que foram exposta na escola para sensibilizar toda a comunidade escolar para este tema.