Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

BANDA DESENHADA

Escola Básica José Régio (Portalegre)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Prancha(s) de danda desenhada:

Memória descritiva:
Desafio Eco-Escolas - Geração Verdão
No desafio Geração Verdão, para o ano letivo de 2021-2022, relativo à Escola Básica José Régio – Portalegre, participaram os alunos da turma E do 6º ano, usando a metodologia que abaixo se apresenta.
Como inspiração para a criação das histórias de banda desenhada, por parte dos alunos, procedeu-se à visualização do vídeo da Geração Verdão, de acordo com o link disponibilizado na página do Programa Eco-Escolas.
Seguidamente, em pequenos grupos, os alunos debateram ideias sobre a narrativa a elaborar. Fizeram esboços e construíram diálogos, planificando assim a elaboração das suas bandas desenhadas.
Para a execução dos trabalhos finais, cada grupo de alunos utilizou o computador e a aplicação Storyboard That.
O envolvimento dos alunos na concretização deste desafio foi significativo, desde a sua planificação até à sua execução, tendo participado no mesmo, todos os alunos da turma envolvida. Aplicando tecnologias digitais, os alunos puderam desenvolver a sua criatividade e imaginação, criando as suas narrativas sob a forma de uma banda desenhada.
Foi depois feita uma seleção, através de votação, dos trabalhos a enviar a concurso, tendo em consideração a sua execução, originalidade e criatividade.
Portalegre, 30 de maio de 2022
Alunos: turma E do 6º ano da Escola Básica José Régio