Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

BANDA DESENHADA

Escola Básica Dr Francisco Sanches (Braga)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Prancha(s) de danda desenhada:

Memória descritiva:
A Coordenadora do Programa Eco-Escolas, Prof.ª Joana Lopes, desafiou os docentes e alunos da Escola a envolverem-se neste projeto. Os alunos Cátia Prysyazhnyuk (8.º7), Cristina Prysyazhnyuk (8.º7), Ricardo Oliveira (8.º6) e Rodrigo Silva (8.º7) aceitaram o desafio e desenvolveram a banda desenhada para submeter ao Concurso Geração Verdão. Os alunos estiveram muito empenhados e entusiasmados com o trabalho que foi desenvolvido, durante as tardes de sexta-feira. Por ser o único período da semana que na escola não existe aulas, foi possível o encontro de alunos e a Prof.ª Gioconda Gregório, docente de física-química, destes alunos. O local de trabalho escolhido foi a casa da docente por existirem boas condições de internet, impressoras e computadores para todos os alunos. A aplicação digital que os alunos utilizaram para o desenvolvimento da BD era já do conhecimento dos alunos e constitui uma ferramenta digital muito utilizada na disciplina de físico-química. Os alunos visualizaram, inicialmente, o vídeo da “Geração Verdão”. Foi, posteriormente, pensada uma história, foi definido o número de tiras para a BD e cada aluno no seu PC desenvolveu parte da história encaixando depois as tiras umas nas outras e fazendo ajustes. As personagens foram criadas por todos, em simultâneo, no início do trabalho. A docente tirou algumas fotos aos alunos, onde o ar feliz dos mesmos, evidencia o grau de satisfação alcançado com o resultado final da história que criaram.