Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

BANDA DESENHADA

Externato da Luz (Lisboa)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Prancha(s) de danda desenhada:

Memória descritiva:
Todos os alunos do 8º ano começaram por estudar a gramática da Banda Desenhada através de duas apresentações em PowerPoint, seguindo-se a apresentação do projeto Geração Verdão. Observaram depois, no site do Eco-Escolas, um vídeo da Geração Verdão, bem como exemplos de trabalhos de anos anteriores.
Posteriormente e numa segunda fase, foi-lhes pedido que criassem uma história da sua autoria sobre o tema “Geração Verdão”, onde narrassem as aventuras dos Ecopontos, dos 3 Rs, da reciclagem, inspirada nas aulas da apresentação do projeto.
Corrigida a história, dividiram o texto criado e conceberam um storyboard para duas pranchas em Banda Desenhada. Cumprida esta tarefa, ilustraram a partir do trabalho anterior, as duas páginas do projeto.
Este desafio foi dinamizado pelas professoras de Educação Visual em 6 aulas de 100 minutos cada uma.
No final do trabalho e já em maio, os trabalhos foram publicados na página de Facebook do Externato da Luz e divulgado na newsletter dirigida aos pais e Encarregados de Educação desta escola. Autora da BD selecionada: Beatriz Pinheiro 8ºC.