Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

CARTAZ

Escola EB1,2 João de Barros (Viseu)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Cartaz final:

Reduzir, Reutilizar e Reciclar para o planeta ajudar.

Elaboração dos desenhos e construção do cartaz:

Memória descritiva:
Objetivo: contribuir para o desenvolvimento da economia circular através do aumento da separação para reciclagem
Caracterização dos participantes:
No âmbito do projeto Eco-Escolas, a turma do 4º Ano A, da Escola Básica João de Barros, do Agrupamento de Escolas Grão Vasco de Viseu, decidiu participar no desafio “Geração Verdão”. A turma é composta por 24 alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos.
Caracterização do projeto:
O desafio pretende trabalhar o conceito de economia circular desafiando as escolas a um conjunto de atividades relacionadas com esta temática.
Desenvolvimento do projeto:
Para iniciar o projeto, os alunos visualizaram o vídeo Geração Verdão, de seguida, procedeu-se ao debate sobre o tema, de onde surgiram as ideias que levaram à criação dos desenhos individuais. Posteriormente, a turma selecionou os trabalhos mais representativos do tema em debate, planificou e elaborou o cartaz com a participação de todos. O interesse sobre o tema foi evidente ao longo do desafio, havendo uma grande partilha de situações vivenciadas e outras adquiridas com a realização da atividade, denotando uma grande vontade na mudança dos seus comportamentos.