Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Cartaz final:
Elaboração dos desenhos e construção do cartaz:
										Memória descritiva:
1.	AUTORES DO TRABALHO 
O trabalho apresentado foi realizado pelas turmas do 2ºA e 2ºB da Escola Básica nº1 de Arganil que desenvolveram, ao longo do ano, o tema «Geração Verdão» no âmbito do projeto Eco Escolas. Participaram neste projeto 40 alunos e 3 professores, 2 titulares de turma e um professor de apoio. 
2.	RECOLHA DA INFORMAÇÃO 
Após a visualização do vídeo da “Geração Verdão” foi debatido tudo o que diz respeito à poluição do planeta. Foram assinalados locais mais sujeitos a perigo (locais com fábricas, esgotos a céu aberto…) e políticas a seguir para diminuir e, se possível, erradicar as fontes de poluição. Foi realizada uma visita de estudo a uma lixeira a céu aberto ainda existente na localidade. Debateu-se todos os esforços feitos até ao momento para combater este problema e elencaram-se boas práticas já seguidas. Um dos exemplos é a política dos 3R e todo o trabalho feito na recolha e seleção do lixo. 
Simultaneamente recolheu-se toda a informação adicional na Biblioteca Escolar, na Internet e livros. 
Foi decidido, numa fase final, elaborar um cartaz que alertasse e pusesse em confronto o “Antes” e o “Depois” da política dos 3 R. 
3.	PROCESSO DE CONSTRUÇÃO 
Como foi preparado e realizado o cartaz 
Foi pedido a cada aluno que imaginasse uma situação que representasse uma situação de poluição. De seguida, uma situação que fosse a solução para a situação anteriormente imaginada. 
Feita esta preparação, e discutida cada uma das propostas, foi sugerida a realização de desenhos. 
Depois de realizados foram pintados e escolhidos, pelos alunos integrantes de cada turma os que melhor representavam as duas situações (poluição, solução), de forma a representar a economia circular. 
Após a seleção foi construído o cartaz tendo como centro o símbolo dos 3R (adaptado) e os desenhos representando o “Antes” e o “Depois”. 
Materiais utilizados  
- Lápis de cor 
- Papel 
- Cola 
- Cartolina 
Envolvimento dos alunos 
Cada aluno imaginou e desenhou as duas propostas. 
O trabalho foi realizado individualmente em sala de aula sem sugestão ou auxílio de qualquer espécie. 
A escolha dos desenhos a utilizar foi feita pelo grupo tendo em conta o desenho, a pintura, mas principalmente a mensagem sugerida. 
Foi feita em conjunto a disposição dos desenhos no cartaz.
                                    
                    
