Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

CARTAZ

Escola EB 2,3 Prof. Pedro d'Orey da Cunha (Amadora)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Cartaz final:

Cartaz

Elaboração dos desenhos e construção do cartaz:

Memória descritiva:
O presente trabalho aqui levado a concurso, foi realizado por seis alunos da turma B do 2.º ano da Escola EB1/JI Águas Livres, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Damaia. Este Agrupamento tem o Projeto de ensino em par pedagógico em expressão e Educação Físico-motora, Musical e Plástica no Pré-escolar e 1.º ciclo”, onde o trabalho que agora se entrega foi realizado.
O dia-a-dia desta turma está, desde sempre, ligado a um ambiente ecológico onde os 3 R’s são o seu fio condutor. Descreve-se a seguir o horário diário nesta sala:
10:15 horas e 16:15 (lanche no interior da sala):
- arrumação das mesas para o lanche;
- distribuição das lancheiras;
- distribuição de pacotes de leite (alunos que querem/precisam);
- pano em cima da mesa para que o lanche não fique em contacto direto com a mesa.
Após o lanche (manhã e tarde), dois alunos têm a tarefa distribuída de:
- um aluno circula pela sala e cada um dos colegas coloca o lixo normal, no balde que este transporta;
- um aluno circula pela sala e cada um dos colegas coloca as embalagens, no balde que este transporta.
Ao final da tarde, o saco com as embalagens é transportado por um aluno/professora escalonado para o ecoponto (acima ou abaixo da escola), consoante for o caminho para casa do aluno/professora.
Foi sob a orientação da professora titular, Isabel Carlettis e o docente de expressão plástica, José Calamote, que, depois de visualizarem o vídeo disponibilizado no site e uma vez que a turma faz o processo inicial da reciclagem todos os dias ao fazer a separação de materiais em sala de aula para depois os levar para os ecopontos, cedo se optou por tentar ilustrar toda esta atividade no Cartaz. Assim, julgou-se como mais apropriado que o Cartaz fosse uma prancha de Banda Desenhada (BD), que ao longo de
6 vinhetas, mostraria todo o percurso que os alunos da turma fazem diariamente para fazer a reciclagem.
Além do referido, a criação de uma BD, facilmente permitiria um trabalho quase exclusivo dos alunos.
Com o auxílio dos docentes, delineou-se a cena presente em cada vinheta, tendo ficado estabelecido o seguinte:
Vinheta 1 – os alunos encontram-se a lanchar na sala de aula;
Vinheta 2 – os alunos recolhem o lixo, separando-o;
Vinheta 3 – o aluno que recolheu os pacotes de leite, coloca-os no local designado para o efeito;
Vinheta 4 – no final do dia os alunos dirigem-se para o ecoponto;
Vinheta 5 – as embalagens são introduzidas no ecoponto;
Vinheta 6 – mais uma refeição na sala com embalagens que, entretanto, foram recicladas…
Foi isso mesmo que se lhes pediu, que numa prancha formato A4 com três tiras de duas vinhetas cada, criassem uma BD que descrevesse o seu dia-a-dia. Entretanto, com o aval de todos os alunos, foram selecionados 6 alunos que, ao mesmo tempo que os colegas faziam as suas Bandas Desenhadas em formato A4, esses 6 alunos criavam cada um a sua vinheta, constituinte da prancha A2.
Os autores das vinhetas são:
Vinheta 1 – Vagner Almeida
Vinheta 2 – Ciara Dias