Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

CARTAZ

Escola Básica da Igreja Velha (Matosinhos)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Cartaz final:

Cada um de nós pode mudar os hábitos e nunca esquecer a política dos 3r`s.">

Elaboração dos desenhos e construção do cartaz:

Memória descritiva:
No âmbito do Programa Eco-Escolas, os 2ºAnos da escola E.B. Igreja Velha, trabalharam o conceito de economia circular e, inspirados na Geração Verdão, construíram um cartaz. Este desenvolveu-se com o envolvimento de todos os alunos das duas turmas.
Num primeiro momento visualizou-se o vídeo da “Geração Verdão” na Biblioteca da escola e realizou-se um pequeno debate sobre a importância do aumento da separação de resíduos para reciclagem e com respostas às questões: O que fazer com tanto lixo?/O que podemos produzir menos? O que é que podemos usar mais do que uma vez em vez de deitarmos logo ao lixo?/ O que é que podemos voltar a usar?.
De seguida, o mesmo vídeo foi publicado na aplicação Classroom de cada turma juntamente com a proposta de participação na atividade/desafio previsto para o 1º Ciclo – Cartaz, de modo a envolver toda a família nas diferentes fases da construção do mesmo.
Posteriormente, as crianças realizaram esboços sobre o que tinha sido explorado e sugeriram títulos para o cartaz.
Mais tarde, reuniram-se todos os esboços e propostas de título e, em conjunto, nomearam-se os que seriam para transformar em definitivos.
Durante duas semanas, as crianças foram apresentando desenhos com o propósito de reforçar os hábitos e políticas dos 3Rs (Reduzir/Reutilizar/Reciclar), assim como, elevar os conceitos de melhorar, poupar, criar, transformar o nosso planeta!
No final, foram a votos os desenhos e os títulos. Os trabalhos vencedores estão agora a compor o nosso cartaz!
Alunos do 2ºE e 2ºF
Escola E.B. Igreja Velha