Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

CARTAZ

Escola EB1 de Figueiró da Granja (Fornos de Algodres)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Cartaz final:

Reciclar é Viver

Elaboração dos desenhos e construção do cartaz:

Memória descritiva:
Sendo esta uma turma mista, este desafio foi proposto às turmas do 3º e 4º ano da Escola Básica de Figueiró da Granja, porque são os alunos que estão envolvidos no Eco-Escolas.
Começaram com a visualização do Vídeo "Geração Verdão", seguido de um pequeno debate reflexivo, proposto pela professora titular. As conclusões serviram de mote e inspiração para o desenvolvimento de composições visuais. Foram executadas numa folha de formato A4, através da utilização de materiais riscadores (lápis de grafite, lápis de cor, lápis de cera e marcadores). No final, cada turma selecionou 3 desenhos para figurarem no cartaz.
O título, depois de selecionado, foi construído num suporte de papel recuperado, onde foram desenhadas e recortadas, letra a letra e finalmente coladas no cartaz.
Atendendo às dimensões propostas para o cartaz, os alunos, com ajuda da professora titular, conseguiram dispor os 6 desenhos dentro da área, sobrepondo uns nos outros, mas tendo sempre em atenção, tentar não esconder a mensagem que cada um pretendia transmitir.
No final do desafio, salienta-se o empenho e a determinação no desenvolvimento da atividade e a sensibilidade manifestada para com a importância do tema apresentado.
Os desenhos selecionados são da autoria dos alunos:
- 3º ano, Luana Cabral, Bruna Rocha e Lourenço Sousa;
- 4º ano, Cátia Andrade, António Coelho e Sara Duarte.