Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

CARTAZ

Jardim de Infância da Lousã (Lousã)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Cartaz final:

A Geração Verdão está na nossa Mão!

Elaboração dos desenhos e construção do cartaz:

Memória descritiva:
Este Projeto contou com o envolvimento das 6 turmas do Jardim de Infância da Lousã, num total de 145 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.
Este Projeto teve como principal objectivo sensibilizar e alertar esta comunidade escolar para a importância da implementação de práticas conducentes à Sustentabilidade do nosso planeta.
A proposta desta actividade foi lançada pelas educadoras através de uma conversa sobre esta temática.
Em todas as suas etapas bem como na escolha do título, selecção de imagens e construção do cartaz houve um elevado interesse e motivação por parte de todas as crianças.
Paralelamente à construção do Cartaz, foram desenvolvidas diversas actividades abrangendo outras áreas e domínios previstas nas OCPE como jogos, canções, actividades matemáticas, abordagem à escrita, entre outras.
Este projecto foi desenvolvido durante o mês de maio.
Para a base do Cartaz foi utilizada como folha de cartolina verde onde foram colados desenhos representativos das crianças das 6 turmas envolvidas.
No final o Cartaz foi partilhado com toda a comunidade escolar tendo sido afixado num dos placards do Jardim de Infância.
ETAPAS
1ª Etapa - Visualização do Vídeo da “Geração Verdão” por parte das 6 turmas do Jardim de Infância;
2ª Etapa - Diálogo com as crianças sobre o Vídeo;
3ªEtapa - Elaboração de registos gráficos individuais a partir do Vídeo;
4ª Etapa - Construção do Cartaz “Geração Verdão”.
5ª Etapa – Afixação do Cartaz num dos placards do Jardim de Infância.